Outsourcing offshore: um guia sobre terceirização de serviços da área

O termo outsourcing offshore se refere à terceirização de uma empresa que presta serviços para offshores plataformas de óleo e gás que atuam em alto mar.  É uma estratégia muito interessante para essas organizações, pois, assim, as tarefas que são estão diretamente ligadas a perfuração e extração de petróleo, podem ser executadas por funcionários terceirizados, reduzindo os custos e gerando mais lucro. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre as vantagens desse setor.

O que é outsourcing offshore?

Outsourcing é uma palavra em inglês que, traduzida para oportuguês, significa terceirização. Portanto, como vimos anteriormente, outsourcing offshore nada mais é do que a terceirização de determinados serviços para plataformas de offshore

A Copastur, por exemplo, é uma Travel Management Company (TMC) que tem um departamento exclusivamente dedicado a esse tipo de mercado. O nosso setor Corporate Energy é totalmente dedicado a atender empresas offshore e facilitar diversos procedimentos para elas, como: 

  • logística de treinamentos;
  • elaboração de escalas de embarque e desembarque dos funcionários;
  • compra de passagens aéreas (ou rodoviárias) dos colaboradores;
  • planning de troca de turma;
  • reserva de hospedagem;
  • agendamento médico;
  • café da manhã para a equipe;
  • agendamento de transfer;
  • contato com os funcionários;
  • input de documentos necessários;
  • entre outras atividades.

Com todos esses pontos fica mais fácil entender porque o outsourcing offshore representa um avanço para essas empresas. Com o apoio de uma terceirizada, as organizações conseguem focar o seu tempo e recursos financeiros em questões estratégicas

Na prática, isso significa que ao invés da própria offshore planejar  as escalas dos funcionários, a checagem de todos os documentos pessoais, assim como alugar uma acomodação que tenha check-in e check-out em horários específicos — a troca de turma em plataformas ocorre em horários em que os hotéis não estão normalmente acostumados —, os gestores podem dedicar seu tempo a tomar decisões sobre a extração de óleo e gás.

Por que investir em terceirização/outsourcing offshore?

A terceirização para offshores é uma forma desse setor ter uma melhor gestão dos deslocamentos dos seus colaboradores, sem precisar de fato se preocupar com isso. Por exemplo: se uma empresa do segmento contratar a Copastur para administrar toda a parte logística dos funcionários, a offshore em si não precisará se preocupar com isso. 

Nossa equipe, altamente treinada para atender esse segmento, vai tratar de todas as demandas referentes ao deslocamento dos colaboradores. Veja a seguir mais vantagens desse serviço.

Quais são as principais vantagens do outsourcing offshore?

Com uma agência terceirizada lidando com todos os pormenores do embarque e desembarque dos funcionários de offshores, a organização terá mais tempo e recursos para:

  • não pausar ou paralisar as operações;
  • ter mais escalabilidade dos processos;
  • aumentar os seus resultados;
  • economia de custos, pois não precisará ter uma equipe administrativa focada nisso;
  • investir mais no desenvolvimento do negócio.

A terceirização é, portanto, uma ferramenta muito útil para que essas empresas alcancem melhores resultados. 

Como o outsourcing offshore pode facilitar a segurança dos profissionais embarcados?

Todo colaborador que trabalha embarcado em plataformas deve receber treinamentos de segurança, uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), realizar exames de saúde, ter certificações específicas, entre outros requerimentos. 

Vale ressaltar que a legislação vigente da Norma Regulamentadora 37(NR-37) diz que a offshore deve:

  • garantir que todos os trabalhadores sejam informados sobre os riscos e as medidas de controle que devem ser adotadas, associados às atividades realizadas a bordo, os riscos psicossociais e os demais riscos existentes nos locais de trabalho e nas áreas de vivência; 
  • garantir aos trabalhadores o acesso às normas de segurança e saúde no trabalho vigentes, publicações e material instrucional em matéria de segurança, saúde e bem-estar a bordo, em meio físico ou digital.

Portanto, fica claro que contratar o serviço de outsourcing offshorepara controlar e fiscalizar esses procedimentos para assegurar que todos os profissionais estejam aptos a trabalhar na plataforma é fundamental para a offshore. Assim, ela estará de acordo com a lei e seus funcionários estarão mais seguros.

A Copastur pode, por exemplo, ficar encarregada de agendar todos os trâmites necessários para o profissional fazer um treinamento de segurança em offshore. Com isso, o departamento de RH da organização dedique seus esforços a outras questões internas e de maior urgência. 

A terceirização deste serviço com uma agência especializada traz mais qualidade para o controle do negócio. Dessa forma, os gestores podem dedicar tempo a questões mais relevantes de uma forma estratégica.

Veja mais vantagens de realizar o outsourcing offshore com a Copastur e venha fazer parte do nosso Corporate Energy.

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima