Conceito dos 4P’s do Marketing — Como Aplicar no Planejamento de Eventos Corporativos

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Difundido por Philip Kotler, o conceito dos 4P’s do marketing é um velho conhecido de quem trabalha no setor. No entanto, embora seja extremamente válido para promoção e vendas em PDV, esse conjunto de termos também pode ser aplicado a eventos corporativos!

Quer saber como fazer isso e aproveitar as vantagens desse conceito em sua ação? Confira o artigo que a Copastur preparou!

Como o conceito dos 4P’s do marketing funciona para eventos?

Para entender como o conceito dos 4P’s do marketing se aplica a eventos, é necessário compreender que há um ressignificado dos termos. Veja abaixo a lista e entenda melhor sobre cada um!

1. Produto (evento)

O primeiro “P” do marketing é o produto, e no caso de um evento, ele próprio é o produto. Afinal, não necessariamente isso precisa envolver algo que será vendido, e sim um conjunto de aspectos que busca atender a certa necessidade ou desejo, entendeu?

Portanto, nesse sentido, você pode entender o seu público como um grupo de consumidores, certo? Faça estudos de mercado, descubra o que eles esperam e busque oferecer a melhor experiência!

Vale lembrar que aqui você tem uma vantagem, pois já conhece a cultura da empresa e ao menos um pouco do que os colaboradores esperam. É como vender um produto para quem você já conhece.

2. Preço (orçamento)

Em muitos casos, nos eventos corporativos, não há a cobrança de ingressos. Então, o segundo termo do conceito dos 4P’s do marketing entra para falar sobre o orçamento. Aqui deve haver uma relação clara de benefício entre o que você está pagando e o que os fornecedores entregarão.

Por isso, o melhor é fazer uma boa pesquisa e escolher muito bem quem apoiará a produção. É exatamente isso que você faria na hora de comprar um produto, não é mesmo?

3. Praça (local do evento)

Um produto oferecido na praça errada pode, além de reduzir as vendas, afetar claramente a experiência do consumidor. Você não quer isso para o seu evento, certo? Então, o melhor é tratar com cuidado a seleção do local.

Faça visitas, se necessário pergunte a opinião dos participantes e veja qual das opções será melhor para obrigar especificamente o seu evento! Apesar de sempre haver algumas mudanças, é o local que deve se adaptar à sua ação, e não o contrário.

4. Promoção (divulgação)

Aqui entra o trabalho do marketing interno da empresa, o endomarketing. Toda a divulgação é muito importante para “aquecer” os colaboradores e deixá-los mais animados para o evento!

Mande e-mails, faça brindes, crie brincadeiras e promova, acima de tudo, a união entre os trabalhadores e, claro, a sinergia entre tudo o que está sendo feito e a cultura organizacional.

Gostou de entender melhor como o conceito dos 4P’s do marketing entram na área de eventos? Para mais dicas, confira o blog da Copastur!

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