Empresa em crescimento: como a gestão financeira deve acompanhar a expansão?

Uma empresa em crescimento, que identificou as oportunidades certas para expandir seu negócio, precisa planejar um caminho seguro, baseado nas estratégias certas, para um desenvolvimento sem tropeços. E é nesse contexto que a gestão financeira se torna tão essencial para o sucesso.

Primeiramente, é importante notar que uma instituição precisa identificar se está pronta para ampliar sua atuação. É imprescindível ter pilares e processos bem estruturados e claros, uma equipe capacitada e produtos ou serviços de qualidade superior.

Sem o alinhamento desses fatores — bem como de aspectos externos, do mercado —, o plano de expansão pode não ser saudável e colocar o negócio em uma situação desfavorável.

Assim, o planejamento financeiro aparece como uma ferramenta de gestão fundamental para estudar caminhos possíveis, minimizar riscos e viabilizar rotas e metas de acordo com os recursos disponíveis.

Entenda mais sobre o assunto com este post e saiba como preparar o terreno para fazer seu negócio ir mais longe! Acompanhe!

Por que a gestão financeira é essencial para uma empresa em crescimento?

A ideia do crescimento empresarial é que ele seja sustentável e duradouro. Assim, a gestão financeira é formada por bases e diretrizes que auxiliam gestores a projetar o melhor percurso para o alcance de metas, evitando dificuldades e ameaças.

Com um planejamento financeiro, as receitas do negócio são administradas de forma mais eficaz, garantindo os recursos necessários para o pagamento de despesas e impostos. Além disso, é possível estudar reduções de custos de modo inteligente.

Quando uma empresa começa a se expandir e ter um aumento no fluxo de caixa, os gestores precisam analisar com mais rigor as entradas e saídas de dinheiro e os investimentos para acompanhar esse movimento de maneira dinâmica.

Assim, é possível entender o que rende melhores resultados e quais são as reais condições para colocar projetos em prática.

Portanto, uma gestão financeira eficaz é crucial para a manutenção não somente de uma empresa em crescimento, mas do negócio como um todo.

Como viabilizar a expansão com o acompanhamento do setor financeiro?

Uma empresa pode cogitar evoluir por diferentes motivos, seja para ter mais lucros, aumentar o portfólio de produtos ou se manter relevante no mercado, por exemplo.

Independentemente dos planos, existem meios de preparar suas finanças para comportar metas ambiciosas. Confira algumas dicas:

Elabore um planejamento

O primeiro passo para um bom planejamento financeiro é realizar um exame profundo da situação da instituição no presente. Levante todos os pontos relevantes sobre a performance do negócio, seus ativos e passivos.

Isso é importante para saber, por exemplo, se o público-alvo aceitaria um aumento nos preços dos produtos ou o que teria que ser mudado na gestão dos fornecedores para viabilizar a criação de novos produtos e negociações mais favoráveis.

Uma vez elencada essas informações, deve-se registrar todos os dados e estudar gastos ao longo do período. Não se esqueça de projetar diferentes cenários: é impossível prever o futuro, mas é possível programar custos de acordo com contextos mais otimistas ou pessimistas. Considere despesas como:

  • custos fixos (como aluguel, salários, contas de energia e internet);
  • custos variáveis (manutenções, compras etc);
  • novos investimentos que contribuam para o alcance de novos objetivos (por exemplo, aquisição de equipamentos, empréstimos, compra de um novo espaço, entre outros).

Com tudo anotado, trace planos de ação e reflita sobre questões como:

  • quais são os principais objetivos e metas?
  • quais são as ações financeiras necessárias para que eles se tornem realidade?
  • quais são os resultados (econômicos) esperados?
  • quais recursos são básicos para dar suporte a uma estratégia de crescimento?
  • quais são os prazos?
  • como as tarefas serão distribuídas?
  • quais são os riscos e obstáculos envolvidos?

Tenha um controle financeiro rigoroso

É sempre bom ressaltar a relevância de um controle detalhado de instrumentos como o fluxo de caixa, que ajudam a dar sustentação a uma empresa em crescimento. Com as finanças em ordem, um negócio se mantém competitivo e em condições de expandir.

O fluxo de caixa permite um acompanhamento criterioso dos recursos, o que viabiliza práticas indispensáveis para a evolução como contenção de gastos, acúmulo de dívidas, desperdícios e custos excessivos.

Acompanhe resultados

Monitorar resultados por meio de indicadores de performance é uma maneira eficaz de saber se a empresa está trilhando o caminho certo. Logo, meça continuamente índices como:

  • grau de satisfação dos clientes — consumidores satisfeitos voltam sempre a fazer negócios com a empresa. Por isso, quanto maior esse grau, maiores são as chances de vendas, aumento de lucros e melhoria do potencial para expansão;
  • market share — conhecido também como parcela de mercado, esse indicativo revela a capacidade da empresa de atender seu público;
  • crescimento do setor — observar o momento do seu segmento também é essencial para modelar uma expansão estruturada de acordo com as possibilidades do mercado.

Reduza custos de maneira inteligente

Em uma empresa em crescimento, são muitas as mudanças que são implementadas em diferentes setores. Uma importante medida é a capacitação da equipe.

Por isso, é natural que o volume de viagens e eventos aumente, por exemplo. Afinal, faz sentido que os profissionais participem de conferências, visitem clientes potenciais e invistam mais em estratégias de marketing de relacionamento.

Como falamos, é vital realizar um controle de gastos nesse momento, mas ele deve ser inteligente e não limitar o potencial produtivo do negócio.

Incentivar viagens corporativas que favorecem os resultados é possível com a ajuda de uma empresa especializada na gestão desse serviço.

Esses parceiros vão ajudar sua empresa a consolidar uma política de viagens e fazer um controle correto das despesas de logística e deslocamento de funcionários.

Em diversas corporações, essa função é de responsabilidade dos profissionais de RH, que nem sempre possuem expertise em gestão de viagens para criar regras que fazem sentido ou procurar passagens e hospedagens por preços mais em conta.

Logo, entenda que uma equipe em movimento é um bom sinal para essa fase do negócio, e essas locomoções podem ser administradas de modo mais efetivo e vantajoso por um parceiro capacitado.

Elevar o patamar do negócio é possível com o auxílio de um planejamento financeiro bem pensado para empresas em crescimento. Portanto, espelhe-se em nossas dicas e prepare-se para lançar novos voos e conquistar metas ousadas para sua instituição!

Você gostou de conhecer nossas dicas de gestão financeira para empresas em crescimento? Quer ler mais posts relevantes como este? Então, assine nossa newsletter e receba, em primeira mão por e-mail, nossos conteúdos e atualizações!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima