Eventos corporativos: conheça as tendências globais para 2024

Compartilhe este conteúdo:

A chegada de 2024 promete grandes tendências em eventos corporativos. O mercado internacional aponta para uma revolução impulsionada pela tecnologia, que promete transformar estandes e ativações de live marketing em experiências inesquecíveis. Cada vez mais exigentes, os clientes esperam que seus eventos sejam personalizados e que não causem impacto negativo no meio ambiente. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Neste conteúdo, a Copastur mostrará como a inovação e criatividade são fundamentais ao desenvolver ideias para eventos corporativos de sucesso. O objetivo é gerar engajamento entre funcionários, clientes e potenciais compradores, captar investidores ou fortalecer a marca.  

Quer ficar por dentro das novas tendências em eventos para 2024? Continue lendo nosso artigo. 

Como planejar um evento corporativo de negócios criativo

Nos próximos meses, as tendências em eventos de negócios apontam para uma revolução impulsionada pela tecnologia, que buscará conquistar o público com experiências idealizadas de forma estratégica e bastante criativa.  

O cenário global de eventos deve ser marcado por um maior investimento em IA e inovação. De acordo com Luigi Trica, líder de novos negócios em eventos e incentivo da Copastur, é importante escolher corretamente as tecnologias para que elas estejam estrategicamente alinhadas com o tipo de evento que será organizado. “A IA roubou a cena no mercado corporativo e pode ser inserida de várias formas em eventos. Como por exemplo em ativações que apostam em imersão interativa, mapeamento de projeção, realidade virtual, aumentada e muitas outras ideias. Elas serão grandes diferenciais no próximo ano para aqueles que apostam em tecnologia e inovação”, avalia Trica. 

Confira abaixo algumas ideias de ativações tecnológicas que ganharão destaque em 2024 em eventos corporativos

Realidade Virtual e Aumentada: transformam eventos com conexões virtuais globais e experiências tridimensionais. 

Blockchain: garantem transparência e segurança, desde a gestão de ingressos até a autenticidade de certificados. 

Inteligência Artificial: esses sistemas de IA analisam preferências, recomendam sessões relevantes e facilitam interações, enquanto os chatbots oferecem atendimento personalizado. 

Experiências híbridas: integram presença física e participação virtual de convidados, promovendo a inclusão global por meio de plataformas avançadas. 

Gamificação: tornam eventos dinâmicos e divertidos, incentivando a participação ativa com pontuações e competições. 

Análise de dados preditiva: fornecem insights para decisões informadas sobre preferências, participação e retorno sobre investimento em eventos. 

Esses são alguns dos exemplos tecnológicos que serão muito utilizados nos próximos meses. Mas, como já vem acontecendo em eventos internacionais, outro grande destaque no mercado corporativo brasileiro serão as ações ESG.  

Leia também o post: Pré-evento – Como engajar e atrair o público para o evento

Alinhamento com as diretrizes ESG 

Em um mundo cada vez mais consciente, a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável tem sido referência para as companhias realizarem importantes ações e se manterem alinhadas com as diretrizes ESG. A procura por eventos sustentáveis surge como um reflexo dessa visão global. Nesse cenário, os eventos tornam-se grandes oportunidades o mercado corporativo investir em práticas ecologicamente responsáveis.  

Essa não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente das grandes empresas. A Copastur, por exemplo, procura sempre estar alinhada a essa agenda positiva e criar estratégias para que seus eventos corporativos agreguem à divulgação de seus produtos e marcas o comprometimento da companhia com um futuro cada vez mais sustentável. 

Seguindo as diretrizes ESG, no próximo ano, grande parte das organizações globais devem buscar por experiências impactantes, com transparência nos custos que serão imprescindíveis para construir relacionamentos sólidos. Por isso, haverá grande investimento em plataformas de feedback em tempo real, que irão ajustar essas práticas instantaneamente.  

Vale lembrar que grande parte dos stakeholders já valorizam as empresas que realizam ações como: 

  • Doação do excedente de material; 
  • Brindes e materiais sustentáveis utilizados na construção de estandes ou palcos; 
  • Arrecadação de alimentos ou recursos para doar à ONGs; 
  • Substituirão papel por aplicativos e QR Codes, reduzindo desperdício; 
  • Estandes eco-friendly serão construídos com materiais sustentáveis, recicláveis e de baixo impacto ambiental; 
  • Experiências gastronômicas com cardápios orgânicos e locais combinadas com práticas anti-desperdício; 
  • Estratégias avançadas de reciclagem garantirão eventos mais limpos e ecologicamente conscientes; 
  • Investir em projetos sustentáveis para equilibrar a emissão de carbono será prioritário. 

Inovação é a marca dos novos formatos de eventos corporativos

Além das tendências em tecnologia e sustentabilidade, espera-se que diversas outras facetas inovadoras moldem o cenário de eventos em 2024. Entre elas estão as experiências: 

  • Sensoriais imersivas: integração de aromas, sons e texturas para envolver os participantes. 
  • Inclusão e diversidade: promover inclusão com palestrantes e participantes diversos; 
  • Saúde e bem-estar: integração de práticas para o bem-estar mental e físico durante evento, com ações de yoga, mindfuness e atividades físicas, como dança e bike. 
  • Gamificação estratégica: elementos de jogos para aumentar o engajamento e atingir objetivos específicos. 
  • Tendências culturais e artísticas: incorporação de elementos culturais locais e globais para enriquecer a experiência; 
  • Processos de pagamento inovadores: transações sem contato e criptomoedas, para eficiência financeira. 

Se você deseja mais informações sobre como personalizar e inovar em seu evento, entre em contato conosco. Os especialistas da Copastur irão ajudá-lo a organizar um evento que ficará na memória dos seus clientes. 

Posts Relacionados

Rolar para cima