7 motivos para trabalhar com eventos corporativos e se destacar

Os profissionais de marketing podem se especializar em várias atividades diferentes: gerenciamento de redes sociais, criação de anúncios, realização de campanhas de vendas, produção de catálogos de produtos e muito mais. Se você está em busca de uma atividade para se especializar, a dica é trabalhar com eventos corporativos.

Eventos corporativos são aqueles organizados por uma empresa, como parte da sua estratégia de marketing, para colaborar com os objetivos do negócio. Existem vários tipos de eventos corporativos, desde confraternizações internas até conferências abertas. Eles podem ajudar a aumentar o engajamento da equipe, melhorar o alinhamento com colaboradores e parceiros, fortalecer a confiança do público na empresa, aproximar a marca da comunidade, gerar oportunidades comerciais etc.

Já que os eventos são tão importantes, profissionais capazes de organizar um bom evento são muito valorizados no mercado. Nesse post, você vai descobrir 7 bons motivos para trabalhar com eventos corporativos e se destacar nessa atividade!

1. Escapar da rotina

Nenhum evento é igual ao outro. Os desafios que aparecem são sempre diferentes. Por isso, profissionais que não gostam de rotina, de atividades mecânica e repetitivas, com certeza vão gostar de trabalhar com eventos corporativos.

Vale a pena lembrar que a organização de eventos frequentemente exige que o profissional saia do escritório, para visitar fornecedores, conhecer opções de locais para alugar, participar em ações de divulgação e, claro, para trabalhar no próprio evento. Então, quem não quer estar sempre no mesmo ambiente, também vai se identificar com essa atividade.

2. Exercitar a criatividade

Para conseguir uma boa adesão de participantes aos eventos da empresa, é preciso que eles sejam atrativos e inovadores. Portanto, o profissional que trabalhar com eventos corporativos vai poder dar asas à criatividade, pensando em maneiras de encantar e surpreender o público. Um exemplo é a tendência recente de organizar eventos híbridos, que ocorrem presencialmente e também são transmitidos online.

Junto com sua criatividade, você também pode contar com a tecnologia para construir uma experiência diferenciada para os participantes. Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e APPs para dispositivos móveis são algumas das inovações que estão ajudando a revolucionar os eventos corporativos.

3. Produzir resultados visíveis

Em algumas áreas do marketing, os resultados são abstratos e difíceis de mensurar. Porém, quando você organiza um evento, o resultado é visível para todos. E é relativamente fácil avaliar o sucesso da empreitada, a partir do número de participantes e de pesquisas de satisfação.

Nesse sentido, trabalhar com eventos corporativos é muito gratificante, porque você enxerga os resultados do seu esforço. Além disso, os resultados não aparecem apenas no momento do evento, mas até muito tempo depois. Afinal, um único cliente novo adquirido durante uma feira de negócios, por exemplo, pode gerar vendas durante anos.

4. Interagir com pessoas

Quem é apaixonado por interagir com pessoas vai se sentir em casa ao trabalhar com eventos corporativos, porque a base dessa atividade é a interação. Você precisa lidar com todos os fornecedores e prestadores de serviços, com os gestores da empresa, que vão ajudar a elaborar o projeto, com o restante da equipe responsável diretamente pela organização e com o próprio público.

É importante ter em mente que nem sempre essas interações são fáceis, amigáveis. Em alguns casos, ocorrem conflitos. Suponha que você contratou um serviço de buffet para o evento e, no dia anterior, é avisado de que aconteceu um problema e eles não vão poder cumprir exatamente com o que foi contratado. Nesse tipo de situação, você precisa ser capaz de encontrar uma maneira de resolver o conflito da forma mais benéfica para os dois lados, sem deixar as emoções prejudicarem a interação.

5. Promover encontros

Eventos são oportunidades de encontros. Por exemplo, você pode convidar um palestrante que é uma grande referência no segmento para falar no evento. Assim, vai colocar os colaboradores da empresa na mesma sala com alguém que eles admiram e os inspira.

Esse tipo de oportunidade agrega valor, cria memórias únicas e pode ter um impacto maior sobre a vida dos participantes do que você imagina. Dessa forma, trabalhar com eventos corporativos é promover encontros e, para muitos profissionais de marketing, esse é um propósito que vale a pena buscar.

Aliás, se você procura uma área de atuação que tenha um propósito maior do que o simples interesse comercial, a organização de eventos pode ser o caminho ideal. Eventos corporativos de qualidade não beneficiam apenas a empresa, mas todos que participam.

6. Desenvolver múltiplas competências

Trabalhar com eventos corporativos exige que você seja capaz de lidar com uma enorme variedade de tarefas, como:

  • criar e controlar orçamentos;
  • fazer pedidos de compra, fechar contratos e controlar a entregas;
  • realizar a inscrição dos participantes, o credenciamento dos presentes no dia e fazer as pesquisas de satisfação depois;
  • cuidar da divulgação do evento;
  • arranjar os detalhes do transporte e a acomodação dos convidados.

Naturalmente, para dar conta dessas tarefas, você precisará desenvolver múltiplas competências, incluindo:

  • proatividade;
  • comunicação;
  • negociação;
  • flexibilidade;
  • controle de prazos;
  • prestação de contas;
  • gestão de riscos.

Essas competências vão reforçar seu perfil profissional. Não seria exagero dizer que quem consegue organizar um evento corporativo é capaz de encarar qualquer desafio!

7. Atender uma forte demanda do mercado

Se os motivos apresentados até aqui não foram suficientes para demonstrar que vale a pena trabalhar com eventos corporativos, a demanda do mercado pode convencê-lo.

A pesquisa 2019 Meetings & Events Future Trends estima que o segmento tenha um crescimento de 5% a 10% em 2019. Esse aumento não é por acaso. Com a promessa geral de recuperação da economia, as empresas planejam gastar mais com eventos, confiando neles como parte de uma estratégia para reaquecer os negócios.

Com isso, a procura por profissionais capacitados para a organização dos eventos também deve aumentar. Boas oportunidades de emprego vão surgir para quem estiver preparado.

Nesse artigo, você conferiu 7 motivos para trabalhar com eventos corporativos e se destacar na área. E então, quer seguir essa carreira? Um bom ponto de partida é o nosso guia sobre como inovar e criar um bom evento. Aproveite e faça o download gratuito desse material!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima