Atendimento para marítimas e offshore: como ele ajuda nas metas da empresa?

O serviço embarcado é bem complexo. Fora as preocupações com o pessoal e a segurança, ainda é preciso ter atenção ao cumprimento de metas. E qual a saída para esse acúmulo de responsabilidades? Uma das mais eficientes é contar com a ajuda de empresas especializadas no atendimento para marítimas e offshore.

Toda a logística da troca de turmas, incluindo os treinamentos necessários, o embarque e desembarque, o transfer de pessoal, o police check e tudo o mais que envolve o processo fica a cargo de um parceiro, que já conhece todos os detalhes e cuidados necessários.

Entenda melhor como esse tipo de serviço funciona e quais os benefícios que ele pode trazer às equipes de gestão das marítimas e offshore.

Como funciona o atendimento para marítimas e offshore?

Empresas especializadas no atendimento para marítimas e offshore dão todo o suporte necessário à logística das trocas de turma.

O cliente define sua demanda para o período, ou seja, ele define o planning de trocas. O parceiro especializado recebe essa informação e se responsabiliza por todo o processo. Ou seja, o gestor delega a alguém competente e responsável uma série de atividades que são burocráticas e demandam um tempo valioso, e pode se ocupar de outros assuntos importantes para cumprir suas metas.

Em resumo, o serviço oferecido engloba as seguintes atividades.

Logística de embarque e desembarque

De posse do planning da troca de turmas, a empresa especializada faz a reserva da hospedagem e das passagens aéreas e rodoviárias para as turmas que estão deixando a plataforma e para as que vão assumir seu período.

Ela também se responsabiliza:

  • pelo transfer das equipes para hotéis, aeroportos e afins;
  • pela realização de treinamentos, emissão de exames médicos e vistos;
  • pela emissão de documentos e vistos.

Agendamento de treinamentos e exames médicos

Também cabe ao parceiro agendar os treinamentos de segurança necessários para as equipes que estão chegando e os exames necessários para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

O cliente define o que é necessário para a turma embarcar e o atendimento para marítimas e offshore toma conta de todo o processo e das atividades envolvidas, entregando para o gestor o serviço completamente pronto.

Logística e acompanhamento de expatriados

Uma outra questão importante que também é resolvida pela empresa especializada diz respeito às transferências internacionais. A estadia temporária em terras estrangeiras sempre traz uma série de exigências legais, incluindo a emissão de vistos imigratórios e o police check.

Ao pesquisar por empresas que prestem atendimento a marítimas e offshore, lembre-se de levar em conta a inclusão desse serviço no contrato.

Que benefícios ele traz para a gestão das empresas offshore?

Como qualquer outra empresa, uma offshore também busca sempre aumentar a produtividade e reduzir custos. Esse é um dos temas tratados com recorrência na Rio Oil & Gas Expo Conference, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) anualmente.

Na 17ª edição, realizada em 2016, Cláudio Vianna, então gerente-geral da Petrobrás, afirmou que os problemas de baixa produtividade eram frutos da falta de maturidade dos projetos, evidenciada nos problemas de logística e atraso nas obras.

Segundo ele, apenas 25% da jornada de trabalho do empregado era dedicada diretamente ao core business do negócio, enquanto o restante era desperdiçado com preparação, transporte e solucionando problemas eventuais.

Experiência e excelência no atendimento

Ao contratar uma empresa especializada nesse aspecto, elimina-se os obstáculos trazidos por essa pouca maturidade, independentemente do tempo de duração do projeto. Até os problemas eventuais são solucionados, já que o parceiro se responsabiliza pelo processo de ponta a ponta.

Planejamento estratégico

Fato é que o planejamento é a chave para o sucesso de qualquer operação. Ao deixar de dividir seu tempo com obrigações colaterais, focando nas metas do negócio, o gestor ganha muito em eficiência e consegue melhorar seus resultados, pois planeja com foco cada passo para atingir o esperado.

Foco no crescimento

Um temas mais importantes para uma offshore é o crescimento e na expansão. A previsão do IBP é que os investimentos anuais no setor de petróleo e gás brasileiro girem em torno de US$ bilhões. Expectativa essa que se deve, em grande parte, à descoberta do Pré-Sal.

E, mesmo sem contar com esse aspecto, vale lembrar que quase um terço do petróleo e gás produzido em todo o mundo é proveniente de reservas offshore. Segundo a US Energy Information Administration (EIA), em 2015 mais de 27 milhões de barris de petróleo foram produzidos em 50 diferentes países. Encabeçam essa lista:

  • Arábia Saudita;
  • Brasil;
  • México;
  • Noruega;
  • Estados Unidos.

O resultado disso tudo é uma rápida expansão do mercado de offshore, deixando para os gestores o desafio de agir estrategicamente, criando rotinas e processos escaláveis, capazes de acompanhar esse crescimento.

Qualidade no funcionamento

Uma das características do setor é a necessidade de atender a várias exigências e ainda obter certificações que se tornarão diferenciais competitivos. Entre elas, podemos citar o CRCC Petrobrás, cadastro necessário para ser fornecedor da empresa.

Preocupar-se com isso demonstra cuidado em se destacar no setor, favorecendo o crescimento. E para que um gestor se dedique a esse tema, ele precisa contar com parceiros qualificados, pois deve refletir essa qualidade em suas próprias atividades.

Cuidados com a segurança

Esse é um dos pontos que mais exigem cuidado e trazem preocupações às marítimas e offshore. Segundo relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mais de 60% das plataformas foram multadas pelo Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) devido a negligências na operação.

O SGSO estabelece as exigências para o funcionamento das plataformas, enquanto a ANP se encarrega de supervisionar seu cumprimento.

Uma das principais preocupações de segurança é reduzir o risco ambiental, minimizando os incidentes de infiltração de óleo natural nos oceanos para evitar danos à vida marinha. Portanto, todo o pessoal deve receber treinamentos sobre os processos de instalação, produção, armazenamento e transferência.

Tudo isso gera uma carga imensa de preocupações que os gestores absorvem. Contar com um parceiro especializado no atendimento de marítimas e offshore é um passo inteligente e estratégico. Além de garantir o atendimento a toda essa rotina de preparo e segurança, ainda sobra mais tempo para se preocupar com resultados e atingimento de metas.

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