5 serviços que sua empresa deve contratar para reduzir custos

Especialmente em tempos difíceis, reduzir custos deve se tornar prioridade para todo gestor, independentemente do setor de atuação ou do porte da empresa. Mas para alcançar esse objetivo, é essencial primeiramente fazer uma avaliação da estrutura da companhia, analisando com cuidado onde é possível reduzir ou cortar despesas. Nesse sentido, contratar serviços externos pode valer muito mais a pena que mantê-los internamente. Consegue imaginar como seria se seus colaboradores pudessem realizar apenas as atividades mais estratégicas para a empresa, aquelas diretamente ligadas ao que o negócio oferece no mercado? A solução está, portanto, em contratar determinados serviços de organizações externas para reduzir custos e incentivar o foco total nas atividades-fim! Nesse sentido, confira agora mesmo que áreas você pode atacar sem medo:

Contabilidade

Antes de mais nada, vale lembrar que cuidar da contabilidade de uma empresa não é a mesma coisa que fazer sua gestão financeira. A área contábil exige conhecimento técnico para desenvolver um trabalho que fica cada vez mais complexo à medida que o negócio cresce. Na prática, a atividade de um escritório de contabilidade vai muito além de pagar impostos e cuidar da burocracia da empresa: a empresa também organiza toda a documentação necessária para o funcionamento do negócio, administra as contas corporativas e faz o registro dos históricos contábeis para que, assim, possa melhorar processos e definir prioridades para o futuro da companhia.

Para isso, um escritório contábil conta com profissionais com a expertise necessária para saber quais áreas do negócio são mais ou menos lucrativas e uma isenção que funcionários internos provavelmente não teriam na análise dos dados e na implementação das mudanças necessárias para aumentar a competitividade do negócio.

Assessoria jurídica

Assim como no caso da contabilidade, contar com uma assessoria jurídica externa apresenta vantagens de redução de custos e capacitação máxima no assunto. E a especialização merece atenção extra, afinal, uma prestadora de serviços jurídicos conta com profissionais especialistas em diversas áreas do Direito (como Cível, Administrativo, Trabalhista e assim por diante), além de possuírem diferentes perfis. Com isso, seu negócio terá acesso a um serviço altamente capacitado para atender a quaisquer demandas da empresa.

Só um detalhe: na hora de contratar tal serviço, é importante ficar atento ao contrato, de preferência incluindo uma cláusula em relação à confidencialidade de informações. Afinal, a empresa externa terá acesso a dados extremamente estratégicos sobre seu negócio e, portanto, sigilosos.

Gestão de viagens

Contratar uma empresa para cuidar da gestão de viagens corporativas do seu negócio representa uma chance e tanto de contar com uma equipe de experts de alto desempenho e que ainda tem acesso aos melhores fornecedores do mercado. Outra vantagem dessa contratação diz respeito ao sinal ambiental acendido sobre seu negócio, já que as melhores agências desse setor costumam ter todo o know-how necessário para diminuir impactos ambientais gerados pelo consumo de recursos naturais e pela geração de resíduos. Isso sem mencionar o cumprimento de requisitos legais.

Uma empresa especializada nesse serviço tem conhecimento técnico para cuidar de todos os detalhes relativos às viagens da sua empresa, sejam esses deslocamentos nacionais ou internacionais. Esse parceiro organizará a logística relativa às passagens de avião, às reservas de hotéis, à troca de turnos de equipes internacionais e ao fluxo das viagens como um todo.

Guia viagem corporativa
tecnologia inovação viagens corporativas

A redução de custos é significativa: como têm grande poder de negociação de preços pela proximidade com os fornecedores do mercado, as empresas de gestão de viagens podem conseguir os melhores negócios para sua companhia. Além do mais, evitam possíveis erros que profissionais equilibrando rotinas diversas certamente cometeriam (na melhor das intenções, mas por pura falta de conhecimento), o que poderia se traduzir em custos extras a fim de fazer os devidos reparos. Assim você terá funcionários mais leves e satisfeitos e um serviço de gestão de viagens totalmente profissional e gabaritado!

Serviço de limpeza

Não há duvida de que a limpeza seja essencial para o dia a dia de qualquer negócio. No entanto, como é considerada uma atividade-meio, não vale a pena que alguém da equipe interna se desvie das tarefas ligadas ao core business da organização para cuidar dessa área. Tampouco costuma ser vantajoso contar com uma equipe de limpeza interna, que traz consigo gastos trabalhistas consideráveis.

Por isso, contratar um serviço de limpeza externo se mostra como a garantia de um trabalho realizado com qualidade e eficiência, o que assegurará um ambiente de trabalho limpo e organizado para todos os colaboradores sem maiores custos ou preocupações para o negócio.

Design gráfico e webdesign

Precisa desenvolver um site novo para sua empresa, reformular seu logo ou atualizar a papelaria, com novos cartões e afins? A boa notícia é que você não precisa contratar uma equipe especialmente para esse fim! É possível recorrer a agências especializadas na prestação desse tipo de serviço, com times multidisciplinares e prontos para oferecer a seu negócio um material alinhado com suas expectativas e com o posicionamento que você deseja imprimir para sua marca.

A médio e longo prazos, contratar empresas parceiras para realizar determinados serviços que não fazem parte do core business pode reduzir significativamente os custos da companhia. Isso acontece porque, ao optar por empresas especializadas, você tem um serviço mais qualificado e, consequentemente, menos gastos com substituições de colaboradores e uso indevido de recursos, além de ainda ganhar na negociação com fornecedores.

Viu como, além da redução de custos, são muitas as vantagens de optar pela contratação de empresas externas para realizar serviços específicos? Ao escolher essa via, você e seus funcionários poderão focar esforços em atividades-fim da área de atuação da empresa, tendo o aumento da qualidade do serviço como consequência. Afinal, o parceiro externo apresenta a especialização como uma de suas maiores vantagens, contando com profissionais experientes e devidamente qualificados. Com isso, o risco de ter um serviço mal executado diminui consideravelmente. A otimização do tempo também merece destaque, uma vez que as empresas parceiras conseguem realizar o serviço com mais rapidez e agilidade, liberando seus funcionários para se dedicarem a tarefas estratégicas.

Ainda tem alguma dúvida sobre quais serviços sua empresa pode contratar para reduzir custos? Comente aqui e divida seus questionamentos conosco!

Guia Expense Management
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima