Como Avaliar o Resultado de um Evento?

Tão importante quanto o planejamento é saber como avaliar o resultado de um evento. Afinal, essas ações não acontecem de forma isolada e, sim, fazem parte de um objetivo maior da empresa.

Ao identificar se um evento cumpriu ou não com o esperado, é possível pensar em soluções para os próximos, trazendo ainda mais benefícios para o negócio. Confira neste artigo qual é o papel da Copastur após uma ação e o que ela faz para medir os resultados!

Saiba como avaliar o resultado de um evento

Para as empresas que desejam saber como avaliar o resultado de um evento, é interessante considerar que não existe apenas uma métrica. Há vários dados que podem ser analisados para verificar o desempenho que a ação teve.

Conheça um pouco dos principais indicadores!

Vendas

O primeiro aspecto relacionado com qualquer evento é a presença de participantes. Nesse sentido, você pode analisar a conversão de convidados que realmente participaram e leads convertidos, e por quais canais, como e-mail marketing, mídia paga, etc.

Outro aspecto muito relevante e que muitos nem analisam é a porcentagem de desistentes. Caso a taxa seja alta, você poderá pensar em estratégias para revertê-la.

Ainda na métrica de vendas, vale a pena olhar para o retorno sobre investimento (ROI). Ele é calculado somando os lucros e subtraindo os custos com a divulgação e o marketing. Esse indicador é o que irá mostrar se a comunicação está trazendo retorno ou precisa de ajustes.

Mídias sociais

As mídias sociais também podem dizer muito sobre o seu evento, principalmente as opiniões dos participantes e patrocinadores. Por isso, não se restrinja a olhar curtidas, seguidores e visualizações.

Esses números são chamados de “métricas da vaidade” e costumam não trazer informações valiosas sobre os resultados de verdade.

Engajamento

Quer saber o que os participantes acharam do evento? Então, faça uma pesquisa logo após a realização dele. A NPS pode ser enviada por e-mail, e permite avaliar vários aspectos, como organização e palestrantes, além de dar espaço para opiniões.

A partir disso, você entenderá melhor se a ação realizada agradou e, senão, o que pode ser feito para ser melhorado na próxima.

Como a Copastur ajuda no pós-evento

A Copastur auxilia as empresas do planejamento ao pós-evento. Para isso, ela utiliza um briefing de apoio para que as organizações sigam e, dessa forma, possam coletar as informações mais importantes.

Entre em contato com a Copastur e conheça todos os serviços que ela oferece para o seu evento corporativo!

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