NPS em Eventos Corporativos — Por que e Como Aplicar em sua Empresa?

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A pesquisa NPS em eventos corporativos ajuda a entender o nível de satisfação dos participantes e clientes, assim como acontece em outros setores. A sigla, que significa Net Promoter Score, é uma pesquisa rápida que permite identificar pontos a serem melhorados.

A metodologia foi divulgada em 2003 e desde então é aplicada em vários segmentos, desde as indústrias até as empresas de entretenimento. Antes dela, o mercado de eventos apostava em pesquisas mais extensas. Entenda porque a NPS é mais eficiente e como usá-la!

Por que usar NPS em eventos corporativos?

O objetivo da NPS é medir o nível de satisfação dos clientes por meio de uma pergunta simples: qual é a chance de você indicar a nossa empresa (ou evento) para um amigo?

A nota varia de 0 a 10, sendo que de 0 a 6 o indivíduo é considerado detrator, ou seja, ele está insatisfeito com o serviço e pode influenciar negativamente outras pessoas. Quem responde 7 ou 8 apresenta um comportamento neutro, o que indica que a experiência não foi tão marcante.

Os promotores, isto é, aqueles que podem recomendar espontaneamente, são os que dão nota 9 ou 10. Além disso, eles também têm mais chances de voltar a participar de um evento da sua empresa.

A NPS acompanha ainda um espaço em branco para que os participantes possam dar a opinião, incluindo críticas, elogios e sugestões de melhorias. Ao lado da pontuação, essa resposta ajuda a entender o comportamento do público e identificar formas de melhorar o serviço prestado.

Como aplicar a pesquisa NPS na sua empresa?

Nos dias atuais, a melhor forma de fazer uma pesquisa de opinião é por e-mail. Você pode enviar a NPS depois que o evento acontecer para conhecer a opinião de quem participou.

Depois que coletar as informações, você pode mensurar os resultados da seguinte forma:

Total de promotores (%) — total de detratores (%) = índice de satisfação

Por exemplo: imagine que você tem 10 clientes, sendo que 6 são promotores, 2 detratores e 2 neutros. Nesse caso:

60% — 20% = 40%

Obviamente, quanto mais perto o índice estiver de 100% melhor. De 50% para baixo, indica que o serviço possui muitos pontos precisam de atenção e devem, em tese, ser aperfeiçoados.

Utilize a pesquisa NPS em eventos corporativos e mensure a opinião dos participantes. A partir disso e fazendo os ajustes necessários, você conseguirá melhorar cada vez mais o serviço oferecido.

Quer mais dicas para melhorar os eventos corporativos da sua empresa? Continue acompanhando o blog da Copastur!

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