O mercado de viagens corporativas deve movimentar US$ 1,5 trilhão globalmente até 2027, segundo o WTTC. No Brasil, porém, o setor opera com margens apertadas, entre 5% e 7%, de acordo com dados da GBTA.
Em um cenário dominado pela busca intensa por redução de custos e pela logística cada vez mais precisa, uma nova métrica de sucesso começa a se impor: a gestão humanizada. Essa visão vai de encontro com a missão da Copastur. Para a companhia, eficiência não se resume apenas a tecnologias ou dashboards sofisticados, mas à experiência de quem toma decisões todos os dias.
Lançada em 2025, a campanha A Bagagem Faz Toda a Diferença evoluiu de uma comunicação institucional para o principal pilar de marketing reputacional da Copastur. A premissa é seguinte: no ambiente corporativo, bagagem não se resume a cargo ou currículo. Ela reúne as experiências que os profissionais acumularam ao longo da carreira, seus aprendizados e vivências. Tudo acaba sendo refletido nas decisões estratégicas das empresas, inclusive na gestão de viagens corporativas.
É a partir dessa lógica que nasce Encontros – A Bagagem faz toda a Diferença, série idealizada pela Biosfera Copastur para abrir espaço para que seus clientes protagonizarem a narrativa e compartilharem suas trajetórias inspiradoras com outros gestores.
Primeiro episódio: Encontros Copastur
No episódio de estreia de Encontros, mergulhamos na história de Jorge Luis Ferreira, Gerente Financeiro da Sysmex. Sua jornada é a prova viva de que a bagagem pessoal define o tom da liderança profissional.
Nascido na periferia de Curitiba, Jorge enfrentou a falta de referências corporativas em sua juventude, encontrando na música e, posteriormente, na educação, as ferramentas para ampliar seus horizontes. Na entrevista, Jorge revela como a transição do rock para a economia trouxe o método necessário para gerir cinco áreas financeiras na América Latina, mas sem nunca perder a resiliência e a sensibilidade de suas origens.
Essa bagagem reflete diretamente em sua adoção do conceito japonês Anshin, que busca gerar paz de espírito e confiança mútua. Para Jorge, gerir números é, fundamentalmente, gerir pessoas e segurança. Essa conexão entre cuidado e rigor técnico é o que sustenta a parceria de três anos entre a Sysmex e a Copastur na gestão de viagens globais. “Ser gestor é servir. São as pessoas que movem os processos, não o contrário”, pondera.
Confira abaixo ao vídeo do primeiro episódio e veja como a logística pode conectar mobilidade, cuidado e propósito.
ASSISTA AO EPISÓDIO NO YOUTUBE
Ao colocar seus clientes no centro, a Biosfera Copastur reposiciona seu papel no mercado: menos fornecedora, mais parceira estratégica. Porque, ao longo de mais de 50 anos de estrada, a empresa aprendeu que, nas viagens corporativas, é a bagagem de cada líder que faz toda a diferença.
Esse movimento é sustentado por tecnologia e inteligência aplicada à gestão. Plataformas como a Zuri e o CETA ampliam a segurança do viajante, garantem monitoramento em tempo real, fortalecem compliance, automatizam processos, organizam despesas e oferecem dados estratégicos para decisões mais rápidas e precisas. É a tecnologia trabalhando para proteger pessoas e dar fluidez à mobilidade corporativa.
E é justamente essa consciência que aparece em Encontros. Executivos que entendem que viagens corporativa não é apenas logística. É experiência, é cuidado, é estratégia. Quando segurança, eficiência e capital humano caminham juntos, a gestão deixa de ser operacional e passa a ser verdadeiramente estratégica.
Nas próximas semanas, novos episódios serão lançados, ampliando essa conversa e aprofundando histórias incríveis que já estão sendo finalizadas. Não perca!