6 dicas de segurança para mulheres viajando sozinha a trabalho

Em diversos cargos e empresas, as viagens fazem parte da rotina do colaborador. No entanto, muitas vezes, surge uma série de inseguranças quando é a mulher viajando sozinha a trabalho. Afinal, como manter a segurança em um mundo que, infelizmente, ainda oferece riscos maiores para o público feminino?

Não é necessário, de forma alguma, deixar de atuar em uma companhia para não correr qualquer tipo de perigo. É importante, porém, tomar alguns cuidados, que, certamente, contribuirão para que a estadia em outra cidade, estado ou país seja a melhor possível. Neste artigo, vamos dar dicas para que a viagem a trabalho não se torne um pesadelo. Acompanhe!

1. Entenda a cultura local

Não é novidade que cada lugar do país e do mundo tem costumes característicos. Caso você não os conheça, procure pesquisar sobre eles, para não ter quaisquer tipos de problemas posteriormente.

Se a viagem for para algum país do Oriente Médio, por exemplo, é importante se lembrar de que, por lá, a mulher costuma ser submissa aos homens. As roupas utilizadas por elas, em geral, não são curtas. Além disso, não costuma ser bem-visto pessoas do sexo feminino frequentarem certos lugares sozinhas.

Usar vestimentas inadequadas para alguns países ou ir para determinados lugares sem companhia, portanto, pode não ser a melhor escolha para se manter segura. Por mais que você não concorde com essas “regras”, pense que, na verdade, está cuidando da sua própria integridade e que é relevante ter esse tipo de atitude para o seu bem-estar.

2. Não leve uma mala muito pesadas

Sim, pode ser uma tentação colocar na mala tudo o que você vir pela frente. No entanto, tente se desprender um pouco do momento presente e comece a se imaginar no aeroporto, esperando para pegar um carro via aplicativo ou subindo as escadas de algum local.

Esse cenário é realmente desanimador, não é mesmo? Isso sem falar que bagagens muito grandes ainda costumam chamar mais a atenção de ladrões e estelionatários em geral. Dessa forma, opte por levar aquilo que verdadeiramente será útil para você. Lembre-se de que, caso vá ficar muitos dias em algum lugar, você pode usar os serviços das lavanderias locais.

3. Tenha sempre internet disponível

Até quem não é muito fã de internet geralmente concorda que, sim, ela trouxe muitos benefícios para a vida moderna, facilitando diversas coisas. Entre eles está não somente a comodidade de contar com alguns serviços na palma da mão, como também a segurança de poder se comunicar com as pessoas a qualquer momento e de qualquer lugar.

Certifique-se de que foram tomadas todas as medidas para que não falte internet durante o período da sua viagem. Caso você vá para outro país, lembre-se de que pode ser preciso comunicar à sua operadora o destino para utilizar os serviços da empresa.

É possível, ainda, adquirir chips de organizações locais nos próprios aeroportos. Em muitos casos, optar por esse recurso faz com que você economize mais dinheiro. Em todas as situações, esteja atenta para ficar constantemente conectada.

4. Preste atenção ao dinheiro

A dica pode até parecer óbvia em um primeiro momento, mas não é bem assim. Muitas vezes, as pessoas costumam se preocupar bastante com a segurança quando estão em um local conhecido, mas, em viagens, em um território desconhecido, acabam se esquecendo de que lá os perigos também existem. Se você não anda com altas quantias na bolsa quando está em sua cidade, também não deve ter esse hábito fora dela.

Opte por levar menos dinheiro com você. Além disso, tome muito cuidado ao utilizar os caixas eletrônicos: prefira aqueles que estão localizados onde há uma maior circulação de pessoas. É preferível, ainda, fazer saques durante o dia. Mesmo nesse período, olhe bem à sua volta e, caso veja alguém suspeito, prefira regressar ao local em outro momento.

Também é relevante não guardar todo o dinheiro em um só lugar. Espalhe-o pela bolsa, bolsos, cofre do hotel e deixe sempre um tanto guardado no banco. Assim, em caso de perda ou roubo, você ainda terá uma boa reserva se agir dessa maneira.

5. Saiba todos os números de emergência

Quando se está em um local desconhecido, é importante saber a quem recorrer caso aconteça algo fora do normal. É preciso ter números importantes, como o da polícia, do local onde você está hospedada e de pessoas que trabalham com transporte regular.

Tenha esses contatos em seu celular, mas não deixe de lado o bom e velho papel, que pode ser muito útil nas mais diferentes circunstâncias. A tecnologia é de grande valia, mas não se pode ficar refém dela. Caso algo aconteça (como roubo ou perda), você terá nas mãos números de profissionais que estarão prontos para ajudar você.

6. Contrate uma agência especializada em viagens corporativas

Você já ouviu falar que “todo cuidado é pouco”? Isso vale também na hora de viajar a serviço. Por mais que se tenha seguido todas as dicas até aqui, alguns imprevistos, infelizmente, ainda podem acontecer. É justamente por isso que é tão importante contratar uma agência especializada em viagens corporativas.

Por meio da ação de uma empresa séria e de credibilidade, a mulher viajando sozinha a trabalho poderá ser assistida nas suas principais necessidades. Além disso, há a possibilidade de tirar todas as dúvidas que surgem em momentos como esse e a tranquilidade de saber que está sendo assessorada por um local de confiança, capaz de verificar todos os pontos relevantes para uma estadia calma e sem maiores problemas.

Mulher viajando sozinha a trabalho não é sinônimo de perigo, mas a tarefa exige, sim, cuidados extras. Por isso, não deixe de estar atenta a tudo o que está ao seu redor, antes, durante e depois da viagem. E não se esqueça de utilizar os bons serviços disponíveis para essas situações.

Gostou deste artigo? Então, certamente você também vai gostar deste e-book sobre as vantagens e benefícios das viagens corporativas com gestão dedicada. Baixe já!

mandamentos gestão despesas corporativas
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima