Brindes corporativos: 16 ideias para diferentes públicos

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Pensar em ideias de brindes para eventos corporativos é uma das principais dificuldades das pessoas organizadoras durante o planejamento do evento. É preciso encontrar itens que sejam criativos, úteis e reflitam a identidade da marca, sem ultrapassar o orçamento. Além disso, há o desafio de oferecer algo que se destaque da concorrência e seja realmente valorizado pelos(as) participantes.

De acordo com a Promoview, o mercado de brindes no Brasil movimentou R$ 3,1 bilhões em 2024, representando cerca de 2,5% do mercado global. E o segmento de personalização já responde por 5% do faturamento do setor – cerca de R$ 160 milhões. Esses números mostram o quanto as empresas estão dispostas a investir em experiências mais marcantes e personalizadas.

As tendências também revelam uma mudança de perfil: brindes simples, como canetas e chaveiros, vêm perdendo espaço para produtos mais úteis e ligados ao bem-estar, tecnologia e sustentabilidade. Se você quer surpreender convidados(as) e fortalecer o posicionamento da sua marca, continue lendo para descobrir as melhores ideias de brindes corporativos!

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Quais são os brindes corporativos mais procurados?

De acordo com o levantamento Setor Brindeiro no Brasil 2024, realizado pela LTP, os brindes corporativos mais procurados pelas empresas brasileiras refletem uma mudança de foco para itens de maior relevância e percepção de valor, em detrimento dos descartáveis de baixo custo.

O mix de personalização com maior representatividade em receita é composto, principalmente, por 9 categorias. No topo, com 17% da receita de personalização, estão as Miudezas (como canetas, post-its, chaveiros e bolinhas de relax). 

Em seguida, destacam-se as garrafas e copos térmicos para uso pessoal, que representam 16%, demonstrando a busca por itens úteis, ligados ao bem-estar e de uso diário. Completam o grupo de favoritos as ecobags e mochilas (15%), os cadernos personalizados (15%) e, no segmento de tecnologia, os fones, caixas de som bluetooth e carregadores portáteis (14%).  Além disso, o ticket médio subiu de cerca de R$ 14 para R$ 16,20 por unidade. 

Ou seja, os brindes mais buscados são aqueles que têm utilidade no dia a dia, são customizados e/ou sustentáveis – substituindo itens genéricos, baratos demais e sem apelo.

16 ideias de brindes corporativos para eventos (separados por público)

Brindes para funcionários e funcionárias

Os brindes para pessoas colaboradoras devem reforçar o sentimento de pertencimento à empresa e demonstrar gratidão pelo trabalho realizado. Além disso, devem ser úteis no dia a dia e contribuir para o bem-estar da equipe. Confira abaixo algumas sugestões:

Produtos personalizados

Canetas, bloco de notas adesivas (post-its), mochilas, carregadores portáteis, mouse pads ergonômicos, agendas ou planners personalizados suportes para celular/tablet, calendários de mesa personalizados, canecas térmicas e itens relacionados demonstram valorização e facilitam a rotina. Prefira versões com materiais sustentáveis!

Itens para bem-estar

Chás, kit com velas perfumadas, vale-massagem relaxante e outros brindes corporativos desse tipo incentivam o cuidado com a saúde e o bem-estar.

Acessórios esportivos

Garrafinhas (squeezes), mochilas-saco, camisetas, viseiras e bonés estimulam a prática de atividades físicas e a vida saudável.

Cursos online

Plataformas de aprendizado, livros digitais e cursos online são uma forma de investir no desenvolvimento profissional e pessoal da equipe.

Experiências especiais

Ingressos para cinema, teatro e outros eventos culturais, além de viagens de incentivo, valorizam o tempo livre, a qualidade de vida e premiam pelo desempenho.

Brindes corporativos para clientes

Para clientes externos e parceiros, os brindes devem ser atrativos e memoráveis, além de reforçar a imagem da marca como inovadora e preocupada com a satisfação. 

Produtos personalizados da marca

Canecas, chaveiros e agendas com o logotipo da sua empresa aumentam a visibilidade da marca e reforçam a identidade. Opte por itens sustentáveis.

Amostras de produtos

Se a sua empresa atua no setor de alimentos ou cosméticos, por exemplo, oferecer amostras pode gerar novas oportunidades de negócio.

Descontos e promoções

Cupons de desconto e programas de fidelidade incentivam a recompra e a fidelização.

Vivências exclusivas

Visitas guiadas à empresa, workshops e ingressos para eventos criam um relacionamento mais próximo e personalizado.

Itens tecnológicos

Fones de ouvido, caixas de som portáteis e leitores digitais demonstram modernidade e inovação.

Brindes para fornecedores

Os brindes para fornecedores devem fortalecer o relacionamento e demonstrar o compromisso da empresa em manter uma parceria de longo prazo.

Cestas de produtos gourmet

Uma cesta bem montada mostra gratidão e valorização da parceria.

Itens personalizados com o logo da empresa

Canetas, agendas, mochila, squeezes e outros reforçam a identidade da marca. Há diversas opções sustentáveis disponíveis no mercado.

Ações diferenciadas

Jantar corporativo e ingresso para eventos fortalecem o relacionamento.

Brindes corporativos para investidores/acionistas

Itens exclusivos

Edições limitadas de produtos.

Momentos VIP

Participação em eventos exclusivos ou viagens.

Objetos de valor

  • Relógios de alto padrão: marcas renomadas como Rolex, Omega e Patek Philippe são sinônimos de elegância;
  • Canetas de alta qualidade: modelos personalizados com o logo da empresa, em materiais nobres como ouro e prata, são itens clássicos e funcionais;
  • Jóias e acessórios: brincos, colares e pulseiras em ouro ou prata, com design exclusivo, são presentes que demonstram apreço e bom gosto;
  • Obras de arte: quadros, esculturas e fotografias de artistas renomados(as) são presentes refinados que valorizam o ambiente.

Kits sofisticados

Kit com vinho ou espumante e taça.

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Como escolher o que dar de brinde no evento corporativo?

A melhor forma de entregar um brinde realmente marcante para seus convidados e convidadas é adequando a escolha ao perfil e às necessidades desse público. Contextualizar a lembrança com a profissão ou até mesmo com o hobby dos(as) participantes pode ser uma excelente estratégia para garantir o sucesso da iniciativa.

Oferecer um chaveiro em forma de trena para engenheiros(as), uma régua estilizada para arquitetos(as) ou uma miniatura de carro para colecionadores(as), por exemplo, são ótimas formas de a sua empresa ser lembrada com frequência (e com carinho) por essas pessoas e uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento.

Faça um planejamento

De qualquer forma, antes de decidir quais serão os brindes do seu evento corporativo, é preciso pensar no objetivo que a organização busca alcançar com a estratégia. Por meio da disponibilização gratuita de alguns mimos, a empresa pode cativar clientes, gerar afinidade, fidelizar, estreitar laços comerciais com parceiros ou simplesmente ser lembrada por consumidores(as), tornando-se referência em um determinado segmento.

Assim, após definir o objetivo que deseja atingir, você também pode verificar a maior ou menor necessidade de oferecer produtos mais simples ou sofisticados. Outra dica legal é deixar os brindes corporativos mais caros para sortear em eventos, feiras e congressos, aproveitando para captar leads.

Contextualize os brindes corporativos

Outra sugestão de ouro para agradar o público é associar os brindes corporativos ao evento promovido pela empresa. Isso possibilita a utilidade imediata dos itens e é uma excelente técnica para garantir boas lembranças às pessoas participantes – principalmente se os produtos não só forem úteis, como também necessários.

Um bom exemplo disso é fornecer bonés ou camisetas leves em eventos esportivos ou canecas personalizadas em confraternizações como a festa de final de ano da empresa.

Pense na utilidade

Outra boa estratégia para garantir que os produtos oferecidos farão sucesso e serão realmente usados pelas pessoas é investir em funcionalidade. Afinal, o objetivo da oferta de brindes para eventos corporativos é fortalecer o nome da marca por meio da lembrança, certo?

É essencial, portanto, proporcionar algo que acrescente ou amplie as experiências do público, facilite alguma tarefa ou sirva para acomodar outros produtos de uso diário.

Associe o brinde corporativo à empresa

Para garantir a rápida identificação e memorização da sua marca sempre que a pessoa presenteada usar o brinde, opte por algo que tem a ver com a atividade da sua empresa.

Seus convidados e convidadas têm dias corridos? Então, mochilas práticas para levar o notebook, usar no dia a dia do trabalho ou nos esportes são uma boa opção. Carregador portátil para carregar seus devices também são ótimos em qualquer ocasião. Não faz todo sentido?

Aposte na personalização

Se o evento for para um público pequeno e for possível fazer um controle da quantidade exata de brindes e o nome das pessoas participantes, uma forma de surpreender é presentear com itens personalizados, com o nome ou até mesmo uma foto – junto ao logotipo da companhia.

Essa tática certamente será muito apreciada pelas pessoas participantes do evento empresarial, que se sentirão importantes e valorizadas. E é justamente esse reconhecimento que consegue desencadear um círculo virtuoso de gratidão e afeto pela empresa.

Invista na qualidade

A qualidade dos brindes corporativos para eventos empresariais faz toda a diferença para a reputação e o nome da companhia. Embora não seja necessário investir muito nos itens fornecidos para que agradem o público, pois há opções dos mais variados preços, eles devem ser de boa qualidade. Não é uma boa ideia associar o nome da sua empresa a um produto ruim ou de procedência duvidosa, sob pena de comprometer a confiança que as pessoas depositam na marca. Para isso, é fundamental selecionar fornecedores para eventos que trabalhem com a produção de brindes de qualidade.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as organizações procurem apresentar diferenciais a clientes, alavancando seu nome no cenário em que atuam e saindo à frente da concorrência. Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso ousar, apostando em inovação em eventos para se aproximar cada vez mais do público e manter boas relações com parceiros, fornecedores e pessoas colaboradoras.

Prefira itens sustentáveis 

Ao escolher seus brindes corporativos, dê preferência para itens sustentáveis que reflitam o compromisso da sua empresa com práticas ESG e responsabilidade socioambiental. Optar por produtos feitos com materiais reciclados, recicláveis ou de origem renovável, como algodão orgânico, bambu, papel-semente, cortiça ou plásticos reaproveitados, demonstra cuidado com o planeta e coerência com os valores da empresa. Além de reduzir o impacto ambiental negativo, esses brindes ajudam a fortalecer a imagem da marca e inspiram atitudes mais conscientes em toda a cadeia de relacionamento.

Como a Copastur pode ajudar nos eventos da sua empresa?

A Biosfera Copastur possui vasta experiência em gestão de eventos corporativos e, por meio da Aquarela Agência, oferece um leque completo de soluções para tornar sua ocasião um sucesso. Um dos diferenciais da empresa é o acesso a uma extensa rede de fornecedores de confiança, o que facilita a escolha do brinde corporativo ideal para cada ocasião. Essa variedade de opções permite personalizar o item de acordo com a identidade da sua marca, o perfil do público-alvo e o objetivo do evento. 

Além disso, a Biosfera Copastur também atua em frentes como viagens corporativas, a lazer e intercâmbios, offshore, ativações de live marketing, viagens de incentivo e muito mais, possibilitando vários tipos de serviços em um único contrato.Conheça a agência de eventos corporativos e brand experience da Biosfera Copastur e descubra como podemos transformar seu próximo evento em uma experiência inesquecível – com brindes especiais. Fale conosco agora mesmo!

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