7 dicas para sobreviver a uma viagem corporativa de longa distância

Da mesma forma que os passeios de férias ou a lazer, os deslocamentos a trabalho precisam ser devidamente planejados. Esse cuidado é essencial, principalmente se considerarmos que, em algum momento, todo colaborador precisará enfrentar uma viagem corporativa de longa distância.

Embora desafiadora, a experiência de passar muito tempo em trânsito pode ser bastante produtiva. Para isso, além de fazer o checklist básico com a documentação e os comprovantes de reservas e de passagens, o viajante precisa se preocupar com roupa, alimentação e descanso.

O objetivo é tirar proveito de cada minuto e garantir tranquilidade ao longo do trajeto. Será que isso é possível? Confira as dicas e descubra como elas podem ajudar!

1. Usar roupas confortáveis

O deslocamento até um destino distante pode ser o momento perfeito para descansar antes de uma conferência ou importante reunião. No entanto, isso só será possível se o viajante se sentir confortável em seu assento — seja de um carro, ônibus ou avião.

A sensação de conforto não depende apenas da qualidade do meio de transporte. Os passageiros também precisam fazer sua parte vestindo roupas adequadas. Logo, salto alto, calças apertadas e excesso de acessórios devem ser evitados ao máximo.

Vale considerar que, diferentemente do que ocorreria em uma viagem de negócios curta, o clima pode mudar bastante ao longo do dia. Portanto, é crucial levar um casaco, par de meias ou até uma echarpe para se proteger em caso de mudança de temperatura.

2. Levar água e lanches saudáveis

Por mais que muitas companhias de voo ofereçam snacks e bebidas variadas, é interessante planejar as próprias refeições. Afinal, nem sempre as opções disponíveis são saudáveis e contêm todos os nutrientes necessários ao organismo.

Ninguém merece chegar ao destino com sintomas de desconforto, dor de cabeça e fraqueza. A melhor forma de evitá-los é cuidar da alimentação durante toda a viagem corporativa de longa distância — a prática ainda ajuda a diminuir gastos com outros produtos.

Sanduíches com ingredientes frescos, frutas secas e porções de castanhas são boas pedidas. A hidratação também é fundamental e deve ser feita com água potável. Sempre que possível, mantenha distância dos sucos artificiais, refrigerantes e cafés fortes.

3. Montar um kit de higiene e medicamentos

Quando o assunto é saúde e bem-estar, é melhor ser precavido. Ainda que muitas pessoas não tenham o costume de ingerir remédios, vale incluir pelo menos as fórmulas mais básicas no kit de cuidados.

Analgésicos e remédios para enjoo fazem toda a diferença porque aliviam a maioria dos sintomas desconfortáveis. Quem precisa fazer uma viagem corporativa internacional, por exemplo, pode precisar até de medicamentos que ajudem a dormir.

Com relação à higiene, vale levar papel higiênico, lenços umedecidos e o trio escova de dente, creme e fio dental. Curativos também ajudam caso a pessoa venha a sofrer cortes e machucados leves durante o trajeto.

4. Providenciar opções de entretenimento

Distrações são sempre bem-vindas para dar a impressão de que o tempo passou mais rápido. Como cada pessoa tem um passatempo ou hobbie favorito, é importante considerar esses interesses na hora de definir quais recursos serão levados na viagem.

O viajante pode aproveitar o momento para ler um livro, assistir a séries no notebook, jogar no próprio smartphone ou estudar por meio de apostilas no tablet. Há quem prefira apenas relaxar com uma boa música — só não dá para esquecer os fones de ouvido!

Algumas companhias aéreas exigem que os passageiros baixem aplicativos específicos para acompanhar as opções de entretenimento do sistema. Assim, vale conferir tais ferramentas com antecedência para não ficar sem acesso à programação.

5. Planejar e colocar o trabalho em dia

Já pensou em aproveitar as horas da viagem corporativa de longa distância para dar uma revisada naquela apresentação, estudar uma nova tendência na sua área ou finalizar um material que havia adiado por falta de tempo?

Em um assento confortável e livre de distrações, é possível manter a produtividade durante o trabalho remoto. Às vezes a mente e o corpo estão tão descansados que a única coisa a fazer é manter a produção em alta até o sono chegar.

Ao ocupar o tempo de deslocamento com assuntos relacionados à rotina profissional, o viajante consegue adiantar tarefas e ficar livre de preocupações.

6. Esticar as pernas durante as paradas

Permanecer na mesma posição por muito tempo pode ser bastante desconfortável. Em muitos casos, o incômodo pode evoluir para dor nas costas, no pescoço e até nos joelhos. Você não quer esse tipo de problema antes de um encontro importante, certo?

Pois bem, dedique alguns minutos da viagem para esticar as pernas e fazer alguns alongamentos. Os ônibus fazem várias paradas rápidas, mas elas são suficientes para descer do veículo e aguardar em pé enquanto outros passageiros guardam suas bagagens.

No caso dos aviões, é importante levantar e caminhar no próprio corredor — nem que você precise ir ao banheiro para isso. Se o deslocamento envolver conexões, melhor ainda. Nesses casos, vale andar pelo aeroporto enquanto aguarda o próximo voo.

7. Carregar pouca bagagem de mão

O volume da bagagem de mão também interfere no conforto da viagem. Quando é excessivo, ocupa o pequeno espaço destinado aos pés e, em muitos casos, precisa ser levado no colo — o que não é nada agradável.

Portanto, sempre que planejar um deslocamento para destinos distantes, evite carregar excesso de coisas com você. Leve apenas o básico (celular, carteira, documentos, cartões e pertences pessoais em geral).

Para finalizar, se o seu objetivo é dormir bem, não deixe de investir em uma máscara para os olhos e em um travesseiro para o pescoço. São itens simples, mas fazem toda a diferença para garantir que o viajante chegue descansado ao encontro de negócios.

E então, o que achou das dicas? Já adotava algum desses cuidados no momento de organizar uma viagem corporativa de longa distância? Aproveite para repassar as informações a outros colaboradores que querem desfrutar de maior tranquilidade durante os deslocamentos.

Por falar em repasse de dicas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas!

mandamentos gestão despesas corporativas
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima