Entenda a importância do branding em eventos e saiba como usar

Eventos corporativos precisam ser memoráveis: clientes, parceiros comerciais e funcionários precisam sentir que estão participando de um momento especial, refletindo as próprias qualidades da empresa que o promoveu.

Para garantir um bom impacto, no entanto, é preciso executar um branding em eventos de excelência. Quer saber como acertar nesta etapa? Continue lendo!

Entenda o que é branding em eventos

Quando falamos em branding, é normal pensarmos na construção e gestão da marca empresarial para que ela seja impactante e reflita as próprias qualidades da empresa. A ideia é criar uma marca única que vai melhorar a forma como a organização é vista por clientes, parceiros e investidores.

Mas o branding também pode ser utilizado em momentos específicos, como no planejamento de um evento corporativo. Com isso, é possível aumentar a reputação da empresa, evidenciar os seus pontos fortes e criar experiências memoráveis.

Planeje a divulgação

O branding em eventos começa muito antes dos convidados chegarem ao local do encontro. Durante a divulgação e o convite dos seus parceiros, utilize uma identidade visual clara, que mostre um evento realmente especial.

Tenha especial atenção aos modos de divulgação, investindo na variedade de canais como redes sociais, email marketing e no próprio site da empresa. Além de ser visualmente chamativa, as ações de visibilidade precisam de conteúdo.

Portanto, esclareça a programação e utilize teasers, ou seja, mensagens curtas que adiantam uma pequena fração do que se deve esperar de determinado evento. Assim, seu público entenderá a importância do momento e ficará curioso para conferir, ao vivo, o que sua empresa tem para entregar.

Tenha uma identidade visual

Branding é, também, a escolha correta de uma identidade visual. Cores, símbolos, fontes e imagens devem ser escolhidas com cuidado para refletir os valores do evento e da própria empresa.

O importante é que a identidade deve ser mantida tanto na papelaria do evento, como nos convites, quanto nos materiais de divulgação, com banners, imagens utilizadas em redes sociais ou emails.

Mais uma vez, é preciso salientar que a identidade visual do evento precisa ser consonante com a da empresa, mas, por se tratar de uma experiência única, é possível ousar um pouco nos detalhes mais chamativos, em especial em ocasiões onde é preciso chamar a atenção de visitantes em meio à concorrência, como em feiras empresariais.

Invista em detalhes

O branding deve alcançar cada ponto do seu evento. Isso significa que os detalhes da decoração, por exemplo, precisam reforçar os valores e qualidades da empresa, ao utilizar cores, iluminação e itens como balões ou plantas que estejam alinhadas com toda a identidade visual.

Lembre-se de estender a atenção também para itens pequenos, como nas embalagens de brindes ou no cartão de visitas dos anfitriões. É importante lembrar que sua empresa pode contar com uma série de produtos que precisam estar visualmente alinhados, como camisetas dos funcionários do evento, cardápios e guias de programação.

Treine os funcionários

Até aqui, o nosso foco foi na parte visual de um encontro corporativo. Mas o branding também se estende a outros aspectos, em especial no atendimento aos convidados. Afinal, quando falamos em boas impressões, também levamos em conta a forma como fomos recebidos e tratados, certo?

Por isso, faça um treinamento com os funcionários do evento sobre os objetivos da ocasião, o perfil do público e qual deve ser a linguagem utilizada com os convidados. É importante que cada anfitrião tenha consciência de que suas ações refletem na reputação da marca e, portanto, devem agir para salientar os bons valores da empresa.

Proporcione boas experiências

Um evento de sucesso é aquele que proporciona algum tipo de ganho para os convidados. Proporcionar experiências únicas, portanto, é uma boa maneira de garantir o legado do seu encontro corporativo.

As experiências podem variar de treinamentos, workshops e testes de produtos até momentos mais descontraídos, como um karaokê, show ou palestra motivacional. É claro que nenhuma dessas ações podem se descolar do objetivo maior do evento.

Ou seja, caso você queira conquistar investidores, vale a pena dar visibilidade aos novos produtos e serviços que sua empresa está criando. Mas se o evento for uma confraternização entre funcionários, vale a pena apostar em uma programação mais leve, com o foco ajustado para o entretenimento.

Alinhe o branding em eventos com o da empresa

Eventos corporativos são e devem ser encarados como ações estratégicas da empresa. E como tal, devem ser pensados para atingir os objetivos da organização por meios adotados comumente na empresa.

Isso significa alinhar compliance, linguagem e a própria identidade visual de forma profunda. No entanto, também é preciso manter a identidade única do próprio evento corporativo. O importante, portanto, é não criar imagens conflitantes: se a sua empresa é voltada para um público jovem, por exemplo, não faz sentido criar um encontro especialmente sisudo.

Entenda o perfil dos convidados

O tipo de público que será recebido pela empresa é um dos principais fatores para que você consiga fazer um bom branding em eventos. A ideia, aqui, é alinhar a linguagem visual e temática da empresa com as características dos convidados e, também, dos objetivos de um evento.

O fato é que a apresentação de novos produtos para investidores não deve ter a mesma abordagem de uma ação para atrair novos talentos. Ou seja, faça com que o seu evento tenha o espírito do seu negócio e a cara do seu público alvo.

Conte com ajuda especializada

A organização de eventos exige tempo e investimentos e pode sobrecarregar a sua equipe interna. Afinal, é preciso pensar desde o branding, até a contratação de fornecedores, passando por cuidados logísticos, financeiros e até fiscais. Portanto, pode ser uma boa ideia acionar uma empresa especializada em eventos corporativos.

A sua parceira tem o know-how necessário para propor boas soluções de branding, sempre alinhadas com as demandas, objetivos e perfil da sua empresa. Além de agilizar todo o processo de planejamento, contratar uma especialista em eventos corporativos reduz custos e libera os funcionários da sua empresa para que eles sejam produtivos atuando exclusivamente no core business da empresa.

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