Como Fazer Networking — Promova Contatos Profissionais em Seus Eventos

Organizar eventos corporativos pode oferecer diversos benefícios para uma empresa, seus colaboradores, sócios, parceiros, clientes e fornecedores. Um deles é a criação de contatos profissionais. Mas para que os resultados sejam bons, é necessário saber exatamente como fazer networking.

Como estimular o networking em eventos

Quem está cuidando do planejamento de um evento empresarial deve ter em mente que tipos de formatos e atividades podem estimular o networking entre todos os participantes.
Primeiro pense na logística do local. Se for um evento que permite a colocação de mesas, procure demarcar os lugares, deixando os convidados com mais afinidade próximos.

Outra ideia é fazer com que os palestrantes dos eventos apresentem, de modo sutil, alguns dos convidados para todos os presentes. Assim, todos já saberão quem está no evento, facilitando a apresentação e conversa entre eles.

No intervalo entre uma palestra e outra, reserve um espaço para a interação. Pode ser um buffet com lanches, drinks ou outras refeições. São em momentos como esses que as pessoas aproveitam para conversar com clientes, investidores e trocar contatos.

Como fazer networking na prática

Além de ser uma oportunidade para os convidados, a própria empresa organizadora do evento também pode aproveitar para criar novos contatos com fornecedores, parceiros e potenciais clientes. E você, como colaborador dessa empresa, pode representá-la na hora do networking.

Para ajudar você nessa abordagem, separamos algumas dicas a seguir.

Prepare-se antes do evento

Saiba quais pessoas que podem interessar a empresa estarão no evento, informe-se sobre elas e estude como os serviços oferecidos pelo seu negócio podem impactá-las positivamente.

Faça a abordagem de modo correto

Primeiro é preciso ter o feeling do momento ideal para se aproximar do contato. Abra a conversa perguntando sobre o trabalho da pessoa e, se houver liberdade, apresente-se e comece a falar sobre a empresa. Ao final, não esqueça da troca de cartões.

Como fazer networking pela internet

Além de festas e workshops corporativos, outro espaço para fazer networking é a internet, e a estratégia pode acontecer em redes sociais que não sejam exatamente profissionais, como o LinkedIn. Estamos falando do Facebook ou Instagram.

Essas plataformas são ferramentas ideais para alimentar a interação entre a empresa e seus convidados. Além do convite formal, enviado por correio ou e-mail, os eventos no Facebook podem ser excelentes save the date. Depois do evento, é interessante que não o exclua, assim as portas ficam abertas para os participantes continuarem a conversa.

Ficou claro como um evento pode beneficiar uma empresa em todas as áreas, principalmente no que se refere ao marketing? Para saber mais sobre como fazer networking e assuntos relacionados, continue acompanhando o blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima