Como lidar com a variação de câmbio em viagens corporativas?

Você já parou para pensar em quantas variáveis precisa considerar ao fazer o planejamento de uma viagem corporativa? Para além das estratégias de negócios e da experiência proporcionada ao colaborador, é preciso considerar também o orçamento, que por si só envolve uma série de agentes e fatores. A variação de câmbio é um deles.

Se você está planejando uma viagem corporativa e quer entender como essa taxa pode exercer um grande impacto sobre o seu budget, acompanhe a seguir as dicas que preparamos!

O que é taxa de câmbio?

Se o câmbio é a operação financeira que engloba a compra, venda ou troca de moedas de outros países, a taxa de câmbio é o custo de uma moeda estrangeira em relação à nacional. Se o preço do dólar é de R$3,70, a taxa de câmbio é de, portanto, R$3,75. Além dessa relação entre as moedas, a taxa de câmbio também informa sobre as transações comerciais e as trocas entre diferentes ações.

A taxa de câmbio tem um preço que varia na hora da compra e na hora da venda. Existem 3 tipos de taxas de câmbio:

  • fixa — o câmbio fixo é o valor da moeda estrangeira determinado pela autoridade monetária nacional. Essa taxa é mantida pelo governo, que compra e vende a própria moeda no mercado de câmbio com o preço fixo.
  • flutuante — essa taxa, adotada pelo Brasil, é estabelecida por meio da lei de oferta e procura. Nela, o governo não interfere no mercado cambial. Contudo, o Banco Central ainda age para evitar variações bruscas.
  • atrelada — nesse sistema, a autoridade monetária age para que a variação de taxas ocorra dentro de um limite, a chamada banda cambial. Já foi adotado pelo Brasil.

Para calcular a taxa de câmbio, o dólar americano é usado como um padrão de referência. Quando os jornais divulgam o valor do dólar no mercado, eles se referem ao dólar turismo, já que ele é o mais usado entre as pessoas. Mas além dele também existe o câmbio comercial.

A cotação comercial, usada em contratos de exportação e importação e taxa de referência do mercado, faz com que o dólar comercial seja mais barato em relação ao dólar turismo, usado em operações de venda e compra de dinheiro estrangeiro para viagens ao exterior. Afinal, o câmbio comercial movimenta quantias bem maiores de dinheiro.

Tudo influencia na taxa de câmbio, especialmente as questões relacionadas à economia e política. A libra esterlina, por exemplo, sofreu uma grande desvalorização após o Brexit (Britain Exit, em referência à proposta de saída do Reino Unido da União Europeia), trazendo consequências difíceis para a economia do Reino Unido. Além da taxa de câmbio, é também importante ficar atento às cotações mínimas e máximas, que podem sofrer transformações significativas em um período muito curto — uma questão de horas.

Qual é a diferença entre cotação e câmbio?

No mercado financeiro, é comum que “cotação” e “câmbio” sejam usados como sinônimos. A cotação, contudo, se refere ao preço de qualquer ativo num certo momento e é definida pela lei da oferta e procura. O câmbio, por outro lado, refere-se somente à troca de moedas entre diferentes países.

Qual o impacto da variação de câmbio na viagem corporativa?

A avaliação das variações de câmbio deve fazer parte de todo o planejamento e gestão de uma viagem corporativa. Afinal, por causa da variação de taxas, você pode ter de reavaliar o orçamento de sua viagem e a cota diária que o funcionário pode gastar em outro país. O preço das passagens aéreas internacionais, por exemplo, é cotado em dólar, e pode sofrer reajustes em função da moeda, da origem das companhias aéreas e da demanda.

gestão corporativa banner

Em caso de negócios de maior valor, ele também influencia nos ganhos de sua empresa ao realizar a transação. Se a moeda de seu país está desvalorizada em detrimento do outro, fica mais caro adquirir produtos e usufruir de serviços em outro território, o que exige que a viagem seja muito bem planejada para que a experiência do colaborador não seja prejudicada.

Como lidar com a variação de câmbio em uma viagem corporativa?

Acompanhe as variações cambiais

Para evitar imprevistos financeiros em sua viagem, é importante fazer um acompanhamento periódico da variação na taxa de câmbio. No site do Banco Central, você consegue acompanhar as variações cambiais em tempo real. O cálculo é realizado a partir do tipo de operação, atividade-fim, moeda, forma e a quantia. Essa ferramenta facilita bastante o seu planejamento, mas para que seja efetiva, é importante ter uma estimativa de quanto seus colaboradores vão gastar na viagem.

Verifique onde realizar o câmbio

O lugar escolhido para realizar o câmbio influencia bastante no resultado da transação. O ideal é que você faça comparações entre as condições oferecidas por corretoras e bancos.

Fique atento aos países onde o real não é valorizado

Caso o destino da viagem corporativa seja um país onde o real está desvalorizado, indica-se que você troque o real pelo dólar no Brasil. Ao chegar ao país escolhido, você faz o câmbio do dólar para a moeda local. Com isso, você minimiza a perda de dinheiro.

Faça o controle de custos

Como a variação cambial é um elemento volátil no monitoramento de despesas internacionais, é muito importante que seu planejamento financeiro seja rigoroso, de modo que você possa gerir seus gastos e ter tempo para aproveitar as taxas menores.

Dessa forma, seguindo o planejamento estratégico de sua organização, bem como as leis da sua política de viagens, elabore um calendário de atividades e verifique, desde o início do processo, quais parcerias estratégicas podem ajudar na negociação com fornecedores e na redução de custos.

O apoio de uma agência especializada no início de seu planejamento pode exercer uma influência substancial no bom gerenciamento de gastos. Além da experiência com bancos e corretoras, elas também possuem recursos para o gerenciamento de custos, o que auxilia no acompanhamento dos indicadores-chave de performance (KPIs).

O planejamento financeiro de uma viagem corporativa requer a observação de uma série de fatores. A variação de câmbio, que ocorre em função de uma série de fenômenos no mercado financeiro, exige que as empresas se mantenham vigilantes para aproveitar os melhores preços. O acompanhamento de uma agência especializada pode tornar esse processo um pouco menos exaustivo, já que ela conta com expertise e uma rede de fornecedores com quem negociar em melhores condições.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e marque os seus colegas de trabalho! Esse pode ser o início de uma nova etapa para a política de viagens de sua empresa!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima