6 Tendências de Eventos Corporativos em 2022

 

A cada ano, o mercado se renova e ideias inéditas despontam no horizonte. Quando o assunto é tendências de eventos corporativos em 2022, essa realidade não é diferente. Há muitas tecnologias, serviços e possibilidades originais que vão agregar ainda mais valor aos encontros preparados por sua empresa.

Por isso, para proporcionar experiências marcantes e inovadoras, é importante se informar sobre o que o futuro reserva para esse setor. Pensando nisso, separamos, neste post, as 6 principais novidades para garantir que seus eventos sejam competitivos e surpreendentes neste próximo ano! Confira!

Quais são as mais recentes tendências de eventos corporativos?

Existem diversas tendências de eventos corporativos para 2022 e os próximos anos. Confira as principais e por que elas são tão importantes!

1. Sustentabilidade

Uma das tendências de eventos corporativos em 2022 mais fortes é o cuidado em relação à sustentabilidade. Repensar o uso de recursos materiais, evitar o desperdício e pensar em ações que ressaltem a importância da reciclagem e da conservação do meio ambiente.

Esses são temas que há tempos chamam muito a atenção do público, tanto que consumidores continuamente pressionam empresas a se posicionar sobre o assunto e assumir uma postura mais sustentável.

Como cada vez mais pessoas priorizam comprar de marcas que demonstram sua responsabilidade ambiental, é natural que essa disposição — que já faz parte do branding de muitas instituições — seja transportada para o mundo dos eventos corporativos. Nesse sentido, exemplos práticos muito usados e que continuarão a fazer sucesso no próximo ano são:

  • usar materiais recicláveis — ou, ainda melhor, reutilizáveis, como sacolas e canecas;
  • economizar energia e água;
  • compartilhar com os participantes informações sobre como a empresa faz para minimizar sua pegada de carbono (volume de emissão de gases poluentes);
  • doar o excedente de material;
  • arrecadar alimentos ou recursos diversos como ingresso para realizar uma posterior doação a alguma instituição.

2. Plataformas e aplicativos de gestão de eventos

Sempre presente na vida moderna, as novidades tecnológicas estarão em alta nos próximos eventos corporativos. Entre as ferramentas que serão muito usadas no próximo ano estão plataformas para gerenciamento de eventos, que colaboram para que todos possam tirar um melhor proveito da programação. A plataforma de gestão de eventos auxilia a empresa a:

  • criar uma política de eventos;
  • entender a volumetria de solicitações;
  • fazer acordos com os fornecedores a fim de conseguir saving;
  • centralizar as solicitações para áreas que são descentralizadas;
  • entre outros pontos importantes.

Além disso, há também os aplicativos com recursos para os usuários finais. Nesses apps, o participante pode:

  • conferir o horário das atrações e se programar;
  • confirmar presenças e fazer reservas para um determinado workshop ou palestra;
  • receber atualizações e conteúdo sobre o evento;
  • fazer comentários e interagir com outras pessoas;
  • ter um processo de credenciamento facilitado.

Para os convidados, esses softwares proporcionam mais agilidade e conveniência e maximizam o engajamento. Simultaneamente, essa tecnologia é extremamente útil para os organizadores que, no sistema de gestão de eventos, possuem dashboards, que facilitam a organização e o controle do evento, assim como todas as ações de logística e Live Marketing.

Por exemplo:

  • eventos corporativos internos para conexão entre os colaboradores e a empresa;
  • eventos para conhecer a missão, valores, cultura, visão do mercado, propostas e planos para o futuro da empresa em primeira mão;
  • promoção de oportunidades para que o público tenha uma experiência sensorial ao vivo com o produto ou serviço;
  • demonstrações, degustações e distribuições de amostras grátis;
  • entre outros.

Por meio de comandos simples e coleta de dados, eles podem criar listas de presença, customizar preferências por usuário e automatizar uma série de tarefas, redobrando o conforto e a segurança e otimizando o budget, tempo e mão de obra.

3. Marketing experiencial

O marketing experiencial tem o intuito, como o nome indica, de levar um usuário a ter uma experiência com a marca. Para que isso aconteça, a empresa foca no que o cliente pensa e elabora atividades interativas e relevantes.

Ações baseadas no marketing experiencial aplicadas em eventos elevam os níveis de envolvimento, participação do público e o ROI (Retorno sobre Investimento), além de assegurar que a marca seja lembrada mesmo após o término da solenidade. Veja os 5 tipos de iniciativas que podem ser feitas de acordo com essa abordagem:

  • sensoriais (vivências que aguçam os 5 sentidos);
  • emocionais (têm o objetivo de mexer com sentimentos e emoções);
  • cognitivas (envolvem o pensamento e o conhecimento);
  • comportamentais (levam a pessoa a pensar em seu estilo de vida e como age diante de certas situações);
  • relacionais (cria uma ligação com algo que seja do interesse do público, com o qual ele se identifica ou deseja ter ou ser).

4. Integração e análise de dados

A inteligência de dados é uma forte tendência no mundo empresarial como um todo, e essa tecnologia será popularmente utilizada em eventos corporativos. 

Trata-se da prática de usar ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management, em português Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), para coletar dados sobre os participantes e expandir análises a fim de descobrir formas de aprimorar as próximas atrações e alavancar o ROI.

Outra aplicação comum da ciência de dados é a oportunidade que ela confere aos organizadores de personalizar ainda mais a vivência dos convidados. Toda pessoa gosta de sentir que uma empresa teve esse cuidado e a fez sentir única.

Com uma simples avaliação de dados levantados de pesquisas ou cadastros, a instituição pode disparar e-mails com linguagem humanizada e oferecer comandos e alternativas customizadas que encantem o usuário.

5. Equilíbrio entre online e offline

Na contramão dos avanços tecnológicos, há uma grande parcela de público que, ao mesmo tempo em que gosta das conveniências digitais, está à procura de uma vivência diferente.

Assim, uma tendência para eventos corporativos é viabilizar dinâmicas totalmente offline, que dão espaço e tempo para a pessoa se desligar um pouco do caos da internet, refletir, internalizar pensamentos e se conectar com maior qualidade com os demais a sua volta.

Um tema muito atual é o Mindfulness, que diz respeito a um estado mental de total concentração no presente. Ao conseguir distanciar interrupções e preocupações, a pessoa é capaz de focar no que sente e dar atenção ao que acontece agora.

Mais e mais pessoas hoje em dia buscam atingir um equilíbrio entre as atividades online e offline. Nesse sentido, essas ideias podem ser incorporadas em seus eventos na hora de elaborar as atrações e exercícios.

6. Produção de conteúdo em parceria com influenciadores 

O engajamento pré, durante e pós-evento é um assunto desafiador e que demanda criatividade. Algo que tem sido feito é a criação de conteúdo — em forma de vídeos, posts ou podcasts, por exemplo — em colaboração com influenciadores digitais para alimentar as plataformas.

A contratação dessas personalidades contribui para que o evento ganhe mais visibilidade e expressão com o público. Se for possível estender essa parceria, o influenciador pode ser convidado para cobrir o evento e fazer postagens sobre ele em suas redes sociais.

Com essas ideias inovadoras para seus eventos corporativos em 2022, sua empresa vai promover encontros mais relevantes, produtivos e inesquecíveis para seu público. Desse jeito, ela ganhará destaque no mercado e ​se tornará ainda mais competitiva.

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