Como Fazer Um Código De Ética E Conduta Empresarial?

Como fazer um código de ética? As empresas que ainda não têm esse conjunto de regras, estabelecendo boas práticas de convivência e respeito entre os colaboradores, podem acabar sofrendo com um clima organizacional prejudicial e casos de assédio moral no trabalho.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Quer entender como formular um código de conduta? Acompanhe as nossas dicas e entenda por que a sua empresa não pode dispensá-lo!

O que é um código de conduta empresarial?

Dentro das organizações, o código de conduta é um documento com um conjunto de regras que define padrões de comportamento e maneiras de atuação para os colaboradores entenderem como agir dentro e fora do ambiente de trabalho.

Esse código tira quaisquer dúvidas que os funcionários possam ter em relação à ética empresarial. Por isso, é essencial que, na admissão de novos colaboradores, o departamento de recursos humanos se encarregue de apresentar as normas e enfatizar a relevância delas.

Vale lembrar que esse código não deve ser apenas um conjunto de palavras bonitas. Ele precisa ser encarado como parte da cultura organizacional, sendo incorporado em cada uma das atitudes e processos do empreendimento. O documento serve, inclusive, como  uma forma de motivar a equipe e incentivar a produtividade de maneira saudável. 

 

Como fazer um código de ética organizacional?

Para entender como fazer um código de ética empresarial é importante seguir alguns passos que são fundamentais para implantar um conjunto de normas coerentes com os valores da organização. Acompanhe!

1. Crie um comitê

As empresas podem optar por criar um comitê exclusivo para definir o código de conduta ou especificá-lo durante um planejamento estratégico. Garanta que o dirigente sênior da organização esteja presente, bem como membros do departamento jurídico, dos recursos humanos e dos setores mais importantes e administrativos.

Esse é um dos primeiros passos de como fazer um código de ética. 

É fundamental que esses membros estejam comprometidos com a avaliação contínua do documento, bem como dispostos a tomar as devidas providências em casos de desvio de conduta entre os colaboradores e dirigentes.

Os participantes do comitê devem debater juntos as ideias de como fazer um código de ética. Um profissional ou uma empresa de consultoria podem mediar as reuniões e discussões, acelerando e direcionando as conversas de acordo com a estratégia da organização. 

2. Apresente o conteúdo de forma direta e clara

O código de conduta empresarial não deve permitir duplos sentidos. Portanto, a apresentação dele deve ser clara, direta e objetiva, permitindo fácil entendimento de todos da empresa.

Procure utilizar frases curtas e garanta a revisão de um advogado para avaliar a legalidade do conteúdo, caso o comitê não conte com um.

3. Garanta que as normas sejam feitas para todos

O código de conduta não deve se restringir ao ambiente de trabalho ou aos colaboradores. É preciso que ele contemple acionistas, clientes e dirigentes.

Portanto, ao elaborá-lo, garanta que o texto contemple interlocuções entre superiores, funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, candidatos a vagas, comunidade, órgãos governamentais, imprensa, meio ambiente e agentes de fiscalização.

como fazer um código de ética

Como divulgar o código de conduta?

Após entender como fazer um código de ética, a empresa deve se encarregar de apresentá-lo aos colaboradores. A melhor forma de divulgação varia de acordo com o perfil da organização. Entretanto, é imprescindível que ele seja de fácil acesso a todos e que possa ser consultado sempre que for necessário.

Em algumas empresas, utilizam-se murais. Em outras, a intranet é o meio mais eficaz, embora ela só alcance o público interno da organização. Observe como ocorrem os fluxos de comunicação em sua companhia e estabeleça ações a partir disso.

Assegure que seus colaboradores receberam e leram o documento, seja por confirmação por e-mail, formulário, clicar em algum botão online, entre outros métodos.

Exemplo de código de conduta

Um dos exemplos de código de conduta é o da própria Copastur. Nele, nós damos ênfase aos valores e diretrizes que seguimos, como: 

  • valorização do trabalho em equipe;
  • incentivo e respeito à diversidade;
  • transparência;
  • repúdio a qualquer tipo de violência, assédio moral, preconceito e discriminação;
  • proibição a toda forma de abuso de poder;
  • entre outros.

 

Para as empresas que buscam inspiração de como fazer um código de ética, leia o material da Copastur na íntegra. 

Código de conduta da Copastur.

 

Quais são os benefícios de fazer um código de ética para empresa?

As empresas só tendem a ganhar ao fazer um código de ética. Veja a seguir quais são as suas principais vantagens!

1. Respeito mútuo

O estímulo à ética no ambiente de trabalho encoraja um relacionamento mais saudável entre as equipes e incentiva o respeito mútuo e a gestão transparente, o que, inevitavelmente, se reflete na reputação da empresa.

2. Seriedade para a imagem da companhia

É inegável que um código de conduta bem definido entre os interlocutores ajuda a transmitir seriedade e responsabilidade em todo o ecossistema da empresa, atraindo parceiros e investidores. Afinal, estamos na sociedade da imagem: não basta fazer um bom trabalho; é preciso que esse bom trabalho apareça.

3. Segurança dos colaboradores e amparo para sanções

A segurança institucional também é um fator de peso para a elaboração de um código de conduta. Os colaboradores que seguem seus preceitos ganham amparo ético, o que é extremamente importante nas relações externas da empresa. Para as companhias que expandem suas fronteiras em eventos e viagens, este é um item imprescindível.

Esse código de conduta permite ainda que a empresa acompanhe, avalie e faça a punição devida aos eventuais desvios, como uma violação da política de viagens corporativas, por exemplo. 

Dessa forma, a organização passa a ter autorização para tomar medidas drásticas com os colaboradores que não se enquadram nas regras estabelecidas. Com um comitê de ética estruturado, as denúncias podem ser avaliadas de maneira criteriosa e em sigilo. As punições, já previstas, educam e conscientizam os colaboradores.

Vale ressaltar que a conduta ética durante a jornada de trabalho é tão importante quanto as habilidades técnicas do funcionário. Cada colaborador da empresa deve ser capacitado para ecoar os valores da companhia onde quer que esteja, por meio da imagem e das atitudes que apresentar.

Agora que você já sabe como fazer um código de ética, continue lendo o blog da Copastur e aprenda como elaborar uma política de incentivo eficiente!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima