Planejar eventos corporativos internos é um bom caminho para buscar novas ideias, promover endomarketing e aprimorar processos organizacionais.

O motivo é simples, visto que esse tipo de ação envolve e valoriza os recursos mais importantes de uma empresa: as pessoas que trabalham nela.

Os encontros podem ter diversas finalidades: planejar ou comemorar o alcance de uma meta, festejar o aniversário de um funcionário, celebrar datas especiais, realizar treinamentos e até workshops. Apesar da variedade de opções, é importante que os eventos tenham seus objetivos bem definidos para que tragam bons resultados.

Quer descobrir quais benefícios as atividades internas podem gerar às empresas e seus colaboradores? Confira abaixo os 7 principais!

1. Ambiente de trabalho agradável

O clima organizacional interfere nos níveis de produtividade porque determina como os funcionários se sentem ou se relacionam com o local de trabalho. Logo, se o ambiente não é agradável ou gera poucos estímulos, o desempenho das equipes tende a cair.

Esse problema pode ser contornado com a realização de eventos corporativos internos. As atividades devem ter como foco a quebra da rotina dentro da empresa, que muitas vezes se torna maçante e tediosa. Vale propor ações variadas com frequência para que os funcionários percebam que não estão indo ao local apenas para trabalhar.

Nesse processo, é importante que os organizadores se preocupem com Customer Experience da mesma maneira que fariam em eventos externos. Isso porque a percepção dos participantes deve ser sempre positiva, ou seja, gerar satisfação.

2. Integração entre as equipes

Ainda que se divida em setores, uma empresa depende do trabalho conjunto de diversos departamentos. Afinal, qualquer falha na comunicação ou desentendimento que envolva dois ou mais profissionais tende a prejudicar os processos internos.

Nesse sentido, os eventos também se tornam ótimas oportunidades para estreitar relacionamentos. Com a abordagem correta e garantia da participação de todos, é possível estimular a integração entre os funcionários e seus superiores.

Confraternizações em datas sazonais ou festas de final de ano são ótimas opções para aproximar pessoas. Isso porque são mais descontraídas e permitem que o principal objetivo do encontro seja realmente o fortalecimento de vínculos.

3. Mais motivação e engajamento

Um colaborador que percebe os esforços da empresa em garantir a satisfação dos funcionários passa a olhar para o ambiente de trabalho com outros olhos. Ele se sente valorizado com a situação e, consequentemente, estimulado a dar um retorno positivo.

Podemos apontar o planejamento de eventos corporativos internos como uma das melhores maneiras de mostrar que a organização se importa com os colaboradores.

Nesses casos, iniciativas voltadas para o aprendizado e atualização, bem como ações para a premiação de funcionários, costumam funcionar muito bem.

Atividades que permitam sair da rotina ou que contribuam para o bem-estar também são positivas. Para fazer com que as equipes entrem no clima antes do encontro, vale apostar no engajamento pré-evento — atrair a atenção com a divulgação das ações que serão realizadas e detalhes da programação.

4. Alinhamento de comportamentos ou metas

Não adianta garantir a colaboração entre equipes se cada grupo de trabalho realiza as atividades de maneira distinta. Considere que ter sucesso no alcance dos objetivos também exige que as pessoas alinhem processos e sigam alguns padrões de comportamento.

Os eventos internos podem ser aproveitados para reforçar as práticas desejadas e as ações a serem evitadas dentro do ambiente de trabalho. Em alguns encontros, os gestores têm a oportunidade de rever o código de conduta organizacional com os funcionários, especialmente aqueles que estão começando dentro da empresa.

A iniciativa permite que os colaboradores participem não apenas de uma atividade diferente, mas também dá abertura para que as equipes tirem dúvidas e se mantenham informadas sobre qualquer atualização de norma/regra interna.

5. Desenvolvimento dos profissionais

Cursos, congressos, treinamentos e palestras são ótimas ações para desenvolver novas competências, compartilhar conhecimentos e aprimorar habilidades dos funcionários. Portanto, além de planejar eventos criativos, a empresa também deve pensar em atividades que tenham como finalidade a capacitação das equipes.

As programações voltadas para o preparo de profissionais podem ser aplicadas no próprio local de trabalho, dentro de instituições especializadas ou em outros espaços específicos para este fim.

O importante é que o grupo envolvido seja composto apenas por pessoas que tiverem alguma relação com a empresa. Dessa forma, o encontro será totalmente focado na definição de estratégias benéficas para o negócio.

6. Redução de ruídos na comunicação

Nem sempre é possível manter uma comunicação clara e direta entre profissionais de diversos setores. O problema é que pequenas falhas nesse processo tendem a resultar em desentendimentos ou erros que impactam nos resultados da empresa.

Nesse contexto, pode ser vantajoso tratar os eventos corporativos internos como momentos informativos. Seja na forma de uma extensa atividade ou de um rápido encontro de negócios, o objetivo deve ser manter os colaboradores cientes de todos os processos que estão em andamento na empresa.

É claro que, como evento, a programação pode ser mais descontraída. O importante é garantir que, de tempos em tempos, as pessoas consigam se encontrar para discutir processos, prazos e propostas de melhorias.

7. Reforço da identidade corporativa

Esse é um grande benefício para a empresa porque tem relação com a imagem que ela projeta para o mercado — ou seja, para seus clientes e parceiros. Podemos dizer, inclusive, que ele é resultado da realização de todos os tipos de eventos internos — formação, networking, motivação, entre outros.

Encontros planejados e com objetivos específicos têm o poder de construir e manter a verdadeira identidade da empresa. A partir de atividades realizadas com os funcionários, é possível reforçar conceitos que estruturam a organização e garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com a missão, visão e valores estabelecidos.

Perceba que não é difícil enumerar os benefícios gerados pelos eventos corporativos internos — afinal, eles servem para melhorar uma série de questões dentro da empresa.

Só não se esqueça de elaborar e distribuir um questionário de satisfação após a realização de cada atividade. O documento apontará os principais erros e acertos da estratégia e servirá como um guia para o planejamento dos próximos encontros.

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