HiperPersonalização: Conheça o conceito e saiba como aplicá-lo em viagens corporativas

Compartilhe este conteúdo:

A hiperpersonalização é a evolução natural da personalização tradicional: ela vai além de segmentações genéricas e utiliza dados em tempo real, inteligência artificial e machine learning para criar experiências únicas para cada indivíduo.

De acordo com um estudo da McKinsey citado na matéria “A revolução da hiperpersonalização até 2030”, empresas que adotam estratégias de hiperpersonalização registram crescimento de receita 40% maior do que seus concorrentes. 

No contexto de viagens corporativas, essa abordagem permite que empresas ofereçam jornadas de negócio mais eficientes e confortáveis. 

A partir de dados como histórico de deslocamentos, preferências de voo, tipos de hospedagem, restrições alimentares e até hábitos de lazer, é possível criar roteiros personalizados que otimizam custos e aumentam a satisfação do colaborador. 

Organizações que adotam esse nível de personalização não apenas melhoram a experiência do viajante, mas também aumentam produtividade, reduzem estresse e fortalecem a percepção de cuidado e bem-estar (Duty of care) — fatores essenciais para reter talentos e manter equipes engajadas.

Se você deseja entender o que é a hiperpersonalização e como aplicá-la nas viagens da sua empresa, esse texto é para você. Continue a leitura e se aprofunde no tema!

O que é a hiperpersonalização? 

A hiperpersonalização é um conjunto de ações e medidas avançadas para promover experiências customizadas às pessoas, sejam elas clientes, colaboradores ou parceiros, em todos os pontos de contato da sua jornada. Assim, é possível atender às suas necessidades e superar suas expectativas. 

Como resultado, as empresas conseguem gerar maior aproximação e melhor relacionamento com os stakeholders envolvidos no processo, aumentando a retenção de clientes ou de talentos. 

Essa estratégia pode ser aplicada em diversos setores de uma organização. É mais comum ver a utilização pelo marketing, vendas e atendimento ao cliente, a partir da análise de histórico de pesquisa ou de compras, hábitos e comportamentos de consumo. 

No entanto, outras áreas passaram a implementar a hiperpersonalização como forma de elevar a experiência das pessoas ao mais alto nível. 

Com a gestão de viagens corporativas, não é diferente. Isso porque os colaboradores podem ter preferências por um tipo de hospedagem específica, por exemplo.  

Então, nada melhor do que conhecer a realidade de cada pessoa e poder se adaptar a ela. 

Qual a importância da hiper personalização nas viagens de negócios?

O principal objetivo de utilizar o conceito de hiperpersonalização nas viagens de negócios é proporcionar melhores experiências aos viajantes da sua empresa.  

Além disso, no âmbito empresarial, é possível personalizar as etapas de planejamento e organização das viagens. O que gera maior rapidez e eficiência no gerenciamento dos processos de logística e acompanhamento, assim como facilita a gestão de custos de cada jornada. 

E se você está em dúvida se a sua empresa deve apostar nessa nova era, veja só: 

  • Segundo a pesquisa CX Trends 2025 da Octadesk, 6 a cada 10 consumidores no Brasil já são influenciados por hiperpersonalização e inteligência artificial no momento de comprar produtos ou serviços;
  • O estudo da Octadesk também destaca que 68% dos consumidores destacaram a personalização no atendimento como fator de decisão
  • Pesquisa  Personalização no CRM 2024, feito pela Pmweb, identificou que cerca de 71% dos consumidores esperam interações personalizadas das marcas e 76% se frustram quando isso não acontece.

Ou seja, na prática, não se pode deixar de lado a hiperpersonalização. Ignorar essa estratégia pode custar caro para o seu negócio.  

Como aplicar a hiperpersonalização nas viagens corporativas? 

Para colocar em prática essa estratégia, as empresas devem se basear em 3 pilares: 

1. Orientação a dados 

Para identificar os padrões de comportamento e as necessidades dos viajantes, o uso de dados é fundamental. A partir desse mapeamento e análise de histórico, fica mais fácil recomendar itinerários customizados, por exemplo, gerando mais valor para eles. 

2. Automação de processos 

Não dá para fazer hiperpersonalização sem a automação de processos. Até porque é praticamente impossível processar uma grande quantidade de dados, sem o apoio de ferramentas.  

Imagine só se na sua organização existem mais de 10 colaboradores viajantes. Como tornar a experiência deles customizada? Você só conseguirá com a ajuda de soluções que analisam o histórico e trazem recomendações. 

3. Omnichannel 

Por fim, outro ponto essencial da hiperpersonalização é a estratégia e tecnologia omnichannel. Afinal, todas as informações do viajante, mesmo que venham de diferentes origens, precisam estar integradas e centralizadas em um só lugar. Dessa maneira, podemos entender completamente a jornada para oferecer experiências de outro nível. 

Quais soluções usar para aplicar a hiperpersonalização?

Para aplicar a hiperpersonalização em viagens corporativas, é fundamental integrar tecnologia e inteligência de dados para oferecer experiências únicas aos viajantes. 

O primeiro passo é contar com um sistema de gestão de viagens integrado a uma Customer Data Platform (CDP), que centralize informações de perfil, histórico de viagens, preferências e políticas de viagens da empresa

Com esses dados unificados, soluções de inteligência artificial e machine learning podem prever necessidades e sugerir opções de voos, hospedagens e serviços alinhados ao comportamento de cada colaborador e ao orçamento de viagem

Ferramentas de automação permitem enviar comunicações personalizadas em tempo real — como alertas de mudanças de voo ou recomendações de upgrades — garantindo conveniência e redução de fricção. 

Além disso, dashboards de analytics e testes A/B ajudam gestores a medir a satisfação dos viajantes, ajustar políticas de forma dinâmica e otimizar custos.

Outra dica é integrar essas soluções a sistemas de duty of care para assegurar que a personalização também leve em conta segurança do viajante e bem-estar, criando uma jornada corporativa mais eficiente e centrada no colaborador. 

O SAP Concur é um exemplo de ferramenta, que utiliza IA e machine learning para sugerir voos e hotéis de acordo com o histórico do viajante e a política da empresa, prever custos de viagem e automatizar aprovações, tornando a experiência mais personalizada e reduzindo tempo gasto em processos manuais.

Recomendamos também a leitura do texto sobre sistemas de ERP

Como a Copastur promove hiperpersonalização para sua empresa? 

A Copastur tem o objetivo de conectar as diversas jornadas de nossos clientes e seus colaboradores em um único lugar, facilitando a integração de serviços e tornando as experiências hiperpersonalizadas. 

Assista à nossa live: Nova era de experiências hiperpersonalizadas 

Por exemplo: é possível utilizar cartão corporativo, serviços de mobilidade corporativa e uma ferramenta de gestão de despesas para otimizar as operações de planejamento e organização de um evento. Ao mesmo tempo, com registros e históricos, a empresa pode usar produtos e serviços preferenciais. 

Já, em uma viagem corporativa, também se pode obter recomendações personalizadas de itinerários e hospedagens, orçamentos personalizados para gastos corporativos e relatórios personalizados de prestação de contas da viagem. 

Portanto, são benefícios para seus colaboradores e sua empresa. Não perca mais tempo e evolua a sua experiência com a Copastur. Conheça agora mesmo as soluções da nossa agência de viagens corporativas e impulsione os resultados da sua empresa!

Posts Relacionados