ESG em eventos: a grande tendência do mercado

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”55129″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1673358167571{margin-top: 20px !important;}”]O conceito ESG é a grande tendência no mercado de eventos. O interesse das corporações mundiais é utilizar essa poderosa ferramenta para aproximar-se de clientes conscientes da finitude dos recursos naturais e seus efeitos à vida humana. Apoiar-se nessa ideia sustentável não apenas fortalece a imagem da empresa como também colabora para que os stakeholders sejam impactados positivamente com palestras e experiências cheias de engajamento, que exaltam a urgência em melhorar a vida do mundo, dos colaboradores e do mercado.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Na Copastur, essas ações já fazem parte da rotina de toda a equipe que, a notar o protagonismo da agenda ESG, têm sugerido a seus clientes que invistam cada vez mais nesse tópico. Seja em eventos ou em ações pontuais, a TMC aposta sempre em ações, ativações e brindes sustentáveis.

Como implementar o ESG na organização?

Produtos biodegradáveis: substitutos dos modelos de plástico

Feitos de fibra de coco ou de arroz, os produtos biodegradáveis são fabricados a partir de material orgânico ou reciclável, que demandam pouca energia e recursos naturais em sua produção e servem como substitutos do plástico. Portanto, oferecem poucos impactos ambientais após o descarte. Já lápis ecológico deve ser plantado após o uso para que as sementes que estão nele germinem e virem flor.[/vc_column_text][vc_images_carousel images=”55113,55121,55120,55119,55114″ img_size=”full” slides_per_view=”3″ el_id=”carrousel-post-esg” css=”.vc_custom_1673358116749{margin-top: 20px !important;margin-bottom: 50px !important;}”][vc_column_text]

ESG em eventos: ideias criativas e poderosas

Em diversos tipos de eventos, procuramos destacar ideias criativas para criar hábitos sustentáveis. Um exemplo foi a participação da Copastur no Lacte, propondo um desafio para os visitantes do stand. Durante o evento as pessoas puderam pedalar em uma bicicleta estática para transformar energia humana em eletricidade, acendendo uma a uma das 18 lâmpadas das duas torres para se conscientizarem sobre o consumo de energia.

Após a realização do desafio, os participantes ainda descobriram o que seria possível fazer com os Watts gerados nessa interação.[/vc_column_text][vc_images_carousel images=”55145,55146,55147″ img_size=”full” slides_per_view=”3″ css=”.vc_custom_1673358301633{margin-top: 20px !important;margin-bottom: 20px !important;}”][vc_column_text]Segundo Paula Montagn, Gerente de Novos Negócios em Eventos, Incentivo & Live Marketing na Copastur, atualmente as empresas globais não estão apenas preocupadas com o retorno financeiro. Ao idealizarem um evento, muitas buscam opções ecologicamente corretas que, mesmo sendo mais caras do que as alternativas convencionais – já que a demanda ainda é muito baixa –, traduzem sua preocupação com o futuro do planeta.

“Essa é uma tendência mundial que vem ganhando adeptos importantes em diversos setores. Fechamos 2022 com eventos de sucesso que apostaram em soluções sustentáveis. Os grandes gestores entendem que não haverá desenvolvimento caso não considerem esse tema”, afirma Montagn.

Paula Montagn

Como funciona na prática o ESG da Copastur?

Diante dessa realidade, a equipe de Novos Negócios de Eventos e Incentivo da Copastur conta com o apoio especializado de 147 profissionais, além de especialistas de diversos outros setores que juntos personalizam projetos de acordo com as sinalizações das corporações. Cada detalhe é cuidadosamente pensado para sensibilizar, despertar ou sanar as dores.

Juntos com nossos clientes, também criamos estratégias para que os prospects compreendam a importância de associarem à uma organização que possui uma postura responsável em relação às temáticas ESG.

A TMC também conta com tecnologias que permitem atuar com alta performance e contribui para a melhoria dos processos de criação, apresentando protótipos 3D dos projetos para eventos. Desta forma, o cliente visualiza o espaço escolhido com as soluções sugeridas por ele, assim como novidades oferecidas pela Copastur.

Conheça alguns projetos:

[/vc_column_text][vc_column_text]

YouTube player

[/vc_column_text][vc_column_text]

Por que fazer ESG em eventos?

Apesar da maioria dos eventos terem curta duração, a movimentação acaba impactando o meio ambiente. Seja pelo consumo de materiais e sua logística, deslocamento dos participantes e organizadores, resíduos gerados, consumo de energia e água, etc. Por isso, é necessário realizar ações sustentáveis que, de acordo com as Nações Unidas, oferecem vantagens às organizações, como deixam um grande legado de responsabilidade social.[/vc_column_text][vc_images_carousel images=”55153,55152″ img_size=”full” slides_per_view=”2″ el_id=”carrousel-post-esg” css=”.vc_custom_1673378217663{margin-top: 20px !important;margin-bottom: 20px !important;}”][vc_column_text]Paula Montagn lembra ainda que, com expertise de quem possui certificações como a ISO 14001, ISO 9001, Empresa B e o selo Ecovadis, a Copastur está sempre atenta a assuntos que preservem o meio ambiente, como:

  • análise a estrutura do evento, que deve favorecer a luz e ventilação natural;
  • investimento em comunicação virtual para eliminar o uso de papel;
  • utilização materiais recicláveis – de maneira reduzida – nos cenários, decorações e nos brindes personalizados agregando valor durante a experiência;
  • contratação de fornecedores locais e que compartilhem desses valores para reduzir os impactos negativos;
  • planejamento cuidadoso sobre o descarte de resíduos sólidos;
  • Relatórios de compensação de carbono, principalmente na logística aérea, que apresentam investimento em plantio de mudas.

Você já ouviu falar na certificação do Sistema B?

As organizações que compõe um seleto grupo de empresas B, são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, trabalhando além dos seus próprios interesses, visando vantagens para todos que fazem parte do seu ecossistema como: colaboradores, comunidade, meio ambiente, clientes e uma boa governança. Ou seja, são empresas que buscam ser melhor para o mundo e não apenas as melhores do planeta.

Saiba o que levou a Copastur a conquistar essa certificação:

[/vc_column_text][vc_column_text]

YouTube player

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_column][/vc_column]

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima