3 Ações de Sustentabilidade Empresarial que Geram Mais Saving

É evidente que as ações de sustentabilidade empresarial têm recebido destaque nos últimos anos. O interesse dos empreendedores acompanha uma tendência do mercado, já que 83% dos consumidores preferem comprar de marcas sustentáveis, de acordo com o Sistema Fiep.

Além dessa demanda, outro motivo importante para adotar práticas conscientes é a economia. Diversas ações podem gerar mais saving para as organizações. Confira alguns exemplos práticos que sua empresa pode adotar!

1 – Planejamento estratégico de compras

Diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, o indicador de saving pode ir muito além de escolher o produto ou serviço com menor preço. Na verdade, trata-se de comprar o que irá trazer mais desempenho e qualidade para seu negócio.

Por esse motivo, é fundamental que a empresa tenha um planejamento estratégico estruturado para esse setor, o que poderá ajudá-la a encontrar soluções econômicas e sustentáveis.

Por exemplo: imagine que o seu negócio precise transportar mercadoria três dias por semana. Porém, em todas essas ocasiões o caminhão só tem seu espaço ocupado em 70%. Em vez de negociar descontos ou buscar outro fornecedor, pode ser possível talvez, fazer o transporte em dois dias, utilizando a taxa de ocupação total.

Dessa forma, sua empresa economizaria quilômetros rodados, otimizaria o processo, ganharia em produtividade e ainda contribuiria positivamente com o meio ambiente.

2 – Diminuir o uso de descartáveis e produzir menos resíduos

Ainda que os materiais duráveis, como copos, pratos e talheres, sejam mais caros do que os descartáveis, eles oferecem um custo-benefício muito maior a médio prazo. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a empresa pode incentivar os profissionais a não desperdiçarem recursos, evita a compra desnecessária desses itens. Mais qualidade, higiene e conforto para todos, menos resíduos e lixo. O meio ambiente agradece.

Outra maneira de diminuir os resíduos que uma empresa gera, é adotar um sistema eletrônico para organizar os processos e documentos. Muitas organizações já adotam essa prática atualmente e existem empresas especializadas neste negócio.

Desse modo, é possível reduzir drasticamente o consumo de papel e a necessidade de ter um local para arquivamento, dentro da empresa, além de garantir a economia de tempo no momento de buscar esses documentos.

3 – Reveja a infraestrutura

Será que o local em que a sua empresa está instalada economiza recursos naturais e, consequentemente, financeiros? Para ter certeza dessa resposta, é importante que você revise a infraestrutura, incluindo os sistemas de ar-condicionado, iluminação e fiação elétrica.

Talvez parte dos seus gastos estejam acontecendo porque existem algumas falhas imperceptíveis. Será que sua empresa faz uso do ar condicionado da forma correta? O sistema de iluminação permite uso de lâmpadas mais econômicas? Essa é uma das ações de sustentabilidade empresarial simples que sua empresa pode começar a adotar já.

Adote ações de sustentabilidade empresarial

Você percebeu como existem várias ações de sustentabilidade empresarial que podem ser adotadas por pequenos e médios negócios, de forma mais rápida?

Uma empresa sustentável respeita o meio ambiente e todos ganham com isso. Então, comece a implementar essas ideias na sua empresa e veja os resultados que isso trará.

Para ler mais conteúdos sobre sustentabilidade e saving, continue no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima