Como Organizar um Evento Online — 3 Dicas Essenciais para Bons Resultados

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Por conta da pandemia do novo coronavírus, 98% do setor de eventos foram atingidos, de acordo com dados do Sebrae. Afinal, é um mercado que promove a aglomeração de pessoas — o que não é recomendável para evitar o contágio. Diante dessa nova realidade, muitas empresas podem estar se questionando sobre como fazer um evento on-line.

Sim, é possível promover um encontro que não seja pessoal. Da mesma forma, você também pode criar um evento híbrido por meio da tecnologia. Entenda melhor a diferença entre essas duas formas de reunir os participantes e como ter bons resultados!

Eventos on-line e híbridos podem ser a nova realidade

Mesmo depois que a pandemia tiver passado e todos puderem se reunir normalmente, é bem provável que os eventos on-line e híbrido se mantenham. Nos dois casos, é possível atrair um grande número de pessoas, sem ter a restrição do espaço físico.

A diferença deles é que o evento on-line é realizado totalmente a distância. Ele pode ser filmado em um auditório para que as pessoas assistam na internet ou, até mesmo, em casa.

O evento híbrido é um pouco diferente. Esse encontro utiliza a tecnologia para conectar os participantes que não estão presentes fisicamente. Por exemplo: durante uma palestra presencial, os palestrantes podem participar pelo Zoom ou aparecer na tela por uma imagem virtual.

Dicas sobre como fazer um evento on-line

Caso a sua dúvida ainda seja sobre como fazer um evento on-line, saiba que existem alguns passos que pode seguir para obter sucesso. Confira!

1 – Determine o melhor tipo de evento

Para oferecer a melhor experiência ao seu público, é importante determinar qual é o melhor tipo de evento. Uma transmissão ao vivo, por exemplo, pode agradar mais quem se interessa por fazer perguntas.

Além desse formato, também é possível promover discussões, workshops, aulas e muito mais. Lembre-se apenas de que nem sempre o que se aplica off-line pode funcionar on-line. Os eventos que exigem equipamentos específicos são exemplos disso.

2 – Analise qual é a melhor tecnologia

Existem diversas plataformas que podem ser usadas para realizar eventos. É importante analisar cada uma antes de escolher a ideal. Dois destaques atuais são o Zoom, que permite até integração com o Facebook e o Youtube, por permitir a realização de sorteios.

banner posts plataforma eventos

3 – Invista em bons equipamentos

Uma das partes mais importantes de qualquer evento on-line ou híbrido é a tecnologia empregada. Se você utilizar um microfone que não capta bem o som, a experiência do participante será muito prejudicada.

Por isso, invista em bons equipamentos. O ideal é que tenha opções de reserva, para o caso de haver algum problema. Além disso, antes de qualquer encontro virtual teste tudo o que será usado.

Quer conferir mais dicas para migrar do off-line para o on-line e aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo? Então, continue acompanhando o blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima