O que você vai ler neste texto:
Toggle
Business Intelligence é, atualmente, um dos principais pilares para a tomada de decisões estratégicas nas empresas. Em um cenário marcado pelo aumento do volume de informações, pela pressão por redução de custos e pela necessidade de experiências cada vez mais personalizadas, o BI permite transformar dados dispersos em insights claros, acionáveis e orientados a resultados.
Relatórios de mercado indicam que a adoção de soluções de Business Intelligence cresce de forma consistente, com mais de 78% das empresas globais já utilizando pelo menos uma plataforma de BI ou analytics até 2025 (Data Stack Hub).
Nesse cenário, aplicar Business Intelligence à gestão de viagens corporativas vai muito além da criação de relatórios. Trata-se de integrar dados de gastos, comportamento, performance e experiência dos viajantes para gerar análises mais inteligentes, identificar padrões, antecipar demandas e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).
Neste texto, você vai se aprofundar no tema Business Intelligence, entender como pode ser aplicado às viagens corporativas e conhecer como as soluções da Copastur ajudam a tornar as decisões cada vez mais orientadas por dados. Confira!
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence (BI) é o conjunto de processos, metodologias e tecnologias que permitem coletar, integrar, analisar e transformar dados em informações estratégicas para apoiar a tomada de decisão nas empresas.
BI se apoia em processos e, principalmente, na tecnologia — essencial para se destacar em um mercado de pessoas consumidoras que estão sempre online. Tudo isso em conjunto ajuda a transformar dados brutos (de dentro e de fora da empresa), e que muitas vezes parecem irrelevantes, em estratégias de negócios inovadoras e decisões lucrativas.
Copastur: bagagem de mais de 50 anos para transformar viagens em resultados
Como a estratégia de BI é relevante para as viagens corporativas?
O BI se tornou essencial para as empresas porque devolveu às pessoas gestoras a capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis. Em um ambiente corporativo cada vez mais complexo, decisões orientadas por dados reduzem riscos, aumentam a eficiência e contribuem para melhores resultados.
Antes de desenvolver um produto ou serviço, qual é o primeiro passo que as empresas dão? Conhecer o perfil e as necessidades de seus clientes. Esse entendimento é necessário para fidelizar o público e aumentar os lucros. A mesma ideia vale para qualquer campo profissional: antes de oferecer um serviço, é preciso conhecer as demandas de quem o receberá.
No caso das viagens corporativas, as pessoas gestoras precisam conhecer bem as necessidades da sua própria empresa. Cada uma exige um direcionamento específico, e muitas vezes se perde no dia a dia de trabalho o controle sobre tudo o que acontece na organização. De fato, toda a estratégia de Business Intelligence consiste em informação. E não basta apenas colher e armazenar todos os dados possíveis, mas usá-los de forma estratégica na tomada de decisões.
Mas como isso pode melhorar a gestão de viagens corporativas? A resposta é simples: essa estratégia ajuda na organização de todo o planejamento e na resolução de imprevistos. Afinal, se com BI é possível controlar com qualidade e eficiência todo o funcionamento de uma empresa, imagine o que pode ser feito por uma atividade ou ocasião específica como uma viagem?
Uma gestão baseada em BI ajuda a empresa a ter um planejamento melhor sobre o que precisa ser feito para que a equipe tenha uma experiência positiva e a companhia alcance os objetivos que espera. Isso reduz o tempo dedicado ao planejamento operacional, permitindo que as equipes foquem em atividades estratégicas do negócio. Além disso, o apoio de uma agência 360 — como a Biosfera Copastur — que oferece soluções integradas de gestão de viagens, com análises, relatórios inteligentes e acompanhamento em todas as etapas do processo, faz toda a diferença, ajudando a reduzir custos e tomar decisões mais acertadas.
Como aplicar BI na prática?
Depois de compreender a teoria e a importância do Business Intelligence, aplicá-lo às viagens corporativas significa usar dados para planejar, executar e avaliar cada deslocamento de forma estratégica. Na prática, isso começa pela análise de informações como custos com compra de passagens, hospedagem e deslocamento, histórico de viagens, desempenho das pessoas colaboradoras e objetivos de cada viagem.
Com o BI, a empresa consegue identificar quais viagens a trabalho realmente geram resultados, como fechamento de negócios, captação de leads, aumento de capacitação em congressos, feiras e palestras, ou melhoria na performance das equipes. Esses dados, antes dispersos entre áreas e relatórios, passam a ser centralizados em dashboards, facilitando comparações, previsões e ajustes de estratégia.
Assim, aplicar BI em viagens corporativas é transformar cada jornada em um investimento orientado por dados: escolher eventos mais relevantes, otimizar orçamentos, medir o retorno sobre o investimento (ROI) das viagens e alinhar as decisões de deslocamentos aos objetivos estratégicos do negócio.
Outros benefícios do uso do BI nas viagens corporativas envolvem:
Criação de um planejamento eficaz
Todo o processo de BI é baseado na coleta, organização e análise de dados que vão dar suporte ao gerenciamento de uma ideia, de um projeto e, no caso, de um planejamento de viagens corporativas. Para que uma viagem seja realizada com sucesso, precisa atingir os objetivos buscados pela empresa, ficar dentro de um orçamento de viagem pré-determinado e promover uma boa experiência ao colaborador e colaboradora. Sem organização, nada disso é alcançado!
Seguindo uma estratégia de Business Intelligence, você será capaz de coletar informações relevantes, como: qual o objetivo principal dessa viagem? Quais são as pessoas colaboradoras que viajarão? Quais empresas serão contratadas para prestar o serviço de transporte? Quais informações são essenciais sobre localização e segurança do hotel? E, principalmente, como serão realizados e controlados os pagamentos das despesas?
Depois de respondidas essas e outras perguntas pertinentes, as respostas precisam ser organizadas e compartilhadas com o restante da liderança. E é aí que entra a segunda etapa do BI: a integração de dados. Softwares de gestão são importantes ferramentas tecnológicas para armazenar e deixar informações ao alcance das partes envolvidas.
Controle de gastos
Um dos principais desafios da gestão de viagens corporativas é o controle de gastos da viagem. Um software de BI pode resolver esse problema e ajudar no monitoramento doscustos e reembolso.
Com o apoio de soluções de Business Intelligence, é possível monitorar despesas em tempo real, automatizar relatórios financeiros, identificar desvios na política de viagense gerar insights que contribuem para uma gestão mais eficiente do orçamento.
Análise de resultados
Todo o processo de Business Intelligence é baseado em análise. Essa estratégia tem sido tão bem-sucedida nas empresas justamente porque educa pessoas colaboradoras e gestoras a trabalharem para entender as informações que possuem, em vez de deixá-las armazenadas em qualquer lugar ou apenas descartá-las.
Qual foi a avaliação da equipe quanto ao andamento da viagem? Foi realizado algum tipo de networking? O conhecimento adquirido será relevante para ações futuras na empresa? Alguma oportunidade de negócio foi observada? No caso das viagens corporativas, essa análise é um processo fundamental. Afinal, as viagens são realizadas com um objetivo, e é necessário entender se realmente foi atingido.
Uma viagem corporativa é um importante instrumento de motivação para a equipe, pois ajuda as pessoas a sair do “lugar comum”, movimentar-se e inovar. Mas também precisa ter outros propósitos, a fim de melhorar a atuação e os resultados da empresa como um todo. E, sem uma análise pós-viagem, fica difícil saber se esses objetivos serão alcançados ou não.
Quais recursos essenciais buscar em um software de Business Intelligence para viagens corporativas?
Ao escolher um software de Business Intelligence para viagens corporativas, é indispensável buscar recursos que transformem dados operacionais em decisões estratégicas.
A ferramenta deve oferecer integração com diferentes fontes (ERPs, cartões corporativos e sistemas de despesas), dashboards personalizados em tempo real, relatórios automatizados e indicadores claros de custos, economia, compliance e ROI das viagens.
Funcionalidades de análise preditiva, segmentação por centro de custo, projeto ou viajante, além de alertas inteligentes para desvios de política, também são diferenciais importantes. Assim como a usabilidade, segurança dos dados e escalabilidade, que garantem que o BI acompanhe o crescimento da empresa e gere valor contínuo para a gestão de viagens.
Quais são os recursos de Business Intelligence das soluções da Biosfera Copastur?
As soluções da Biosfera Copastur incorporam recursos avançados de Business Intelligence (BI) focados em análise de dados de viagens corporativas, controle de despesas e otimização de processos. As plataformas Travel Analytics e SuperApp C+ oferecem ferramentas analíticas com apoio de inteligência artificial (IA) para geração de insights, relatórios inteligentes e indicadores personalizados.
Principais recursos de BI oferecidos pela Biosfera Copastur
- Customização de KPIs: plataforma online permite configuração de indicadores-chave de performance (KPIs) para monitoramento de gastos e eficiência operacional;
- Análise de dados em tempo real: Travel Analytics consolida grandes volumes de dados para relatórios automatizados, reduzindo trabalho manual;
- Relatórios inteligentes: consolidação de dados, indicadores personalizados e apoio analítico para decisões mais estratégicas.
Integrações com o SuperApp C+
O SuperApp C+ centraliza o BI com históricos de viagens, suporte analítico para decisões gerenciais, integração com o CopasturCard para controle de despesas e muito mais. Também inclui ferramentas para gestão de reembolsos e uma agente de IA hiperpersonalizada (Zuri), tendo um alto volume de transações e dados consolidados mensalmente.
Case de sucesso de aplicação de Business Intelligence para uma grande mineradora
A Copastur aplicou o conceito de Business Intelligence no projeto com uma grande mineradora ao desenvolver uma solução de BI customizada, integrada às necessidades da cliente, que transformou a forma como a empresa analisava e gerenciava seus dados de viagens corporativas.
A partir de uma plataforma online com indicadores-chave de desempenho (KPIs) adaptados à realidade da cliente, a empresa passou a ter acesso rápido e estruturado a informações estratégicas, como volume de viagens, formas de pagamento, gastos com voos nacionais e internacionais, aderência às políticas internas e principais destinos e hotéis utilizados.
Essa estrutura de BI permitiu organizar e disponibilizar dados de forma inteligente para suporte estratégico à tomada de decisões, com extração de análises em qualquer nível e em qualquer lugar, eliminando a necessidade de montar relatórios manuais, acelerando processos e trazendo maior controle e eficiência à gestão de viagens da mineradora.
Com mais de 50 anos de bagagem, a Biosfera Copastur une humanização e tecnologia de ponta. Fale com a nossa equipe agora mesmo e conheça todas as soluções da agência de viagens corporativas da Copasturpara otimizar ao máximo as jornadas da sua empresa!