Mercado de viagens corporativas: Tendências e o que esperar do futuro9 min restantes

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O mercado de viagens corporativas está em crescimento. De acordo com matéria divulgada no site do ministério do turismo, em 2024 o mercado de viagens corporativas no Brasil alcançou um faturamento recorde de R$ 13,5 bilhões, valor um pouco superior ao registrado em 2023. 

Esse crescimento foi impulsionado por investimentos significativos das empresas. Segundo a pesquisa anual de viagens corporativas, de 2024, 27% dos gestores relataram despesas superiores a R$ 20 milhões em viagens corporativas durante o ano. 

No segmento de voos nacionais, 22% das empresas gastaram entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões, enquanto na hospedagem corporativa nacional, 22% investiram entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, e outros 22% ultrapassaram R$ 10 milhões em gastos. 

Para 2025, as perspectivas permanecem otimistas, com 74% dos respondentes projetando um aumento no volume total de viagens entre 10% e 20%. 

Com um terreno repleto de possibilidades a serem exploradas, especialmente aquelas que abraçam a automatização de processos, a área se vê diante do desafio de crescer em concomitância com a contenção de gastos e a incorporação de tecnologias como principal motor para o relacionamento entre os colaboradores.

Com tantos perfis de gestão de viagens e empresas se preparando para os novos desafios do mercado, é importante se inteirar sobre as tendências e o que esperar do futuro das viagens corporativas. Será que a sua organização está preparada para as novas possibilidades do setor? Acompanhe!

Futuro e desafios das viagens corporativas

O futuro das viagens corporativas promete ser marcado por uma combinação de avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos viajantes, mas também enfrentará desafios significativos. 

A integração de ferramentas digitais, como plataformas de gestão de viagens mais intuitivas e o uso de inteligência artificial para personalizar experiências e otimizar rotas, deve tornar os processos mais eficientes.

Além disso, conceitos como ESG e Sustentabilidade se tornarão um fator indispensável, com empresas buscando reduzir a pegada de carbono de suas viagens por meio de opções mais ecológicas, como voos com combustíveis sustentáveis e incentivos a transportes menos poluentes. 

No entanto, desafios como a volatilidade dos custos, questões de segurança e saúde (especialmente após a pandemia de COVID-19) e a adaptação a regulamentações globais em constante mudança exigirão flexibilidade e planejamento estratégico

Confira, a seguir, alguns pontos importantes para o futuro das viagens corporativas e prepare a sua empresa.

O sucesso do viajante em primeiro lugar

A satisfação do viajante é um tópico central para o futuro das viagens corporativas. Com a tecnologia, os gestores têm mais mecanismos para viabilizar a estratégia, controlar as compras e proporcionar uma jornada tranquila para os colaboradores.

Quanto melhores são as experiências geradas para o viajante, mais positivos são os resultados coletados. A implementação de novas práticas também se torna mais simples, pois os colaboradores ficam mais aptos a novidades e mais dispostos a colaborar com ideias e processos inovadores.

Isso não significa que as políticas de viagens corporativas ou a gestão de custos das viagens corporativas se tornem menos importantes. A questão é que as empresas ainda estão muito focadas em políticas de gestão para economizar dinheiro e se esquecem de que há uma demanda maior para que os funcionários tenham mais poder de escolha, contem com suportes melhores e maior conveniência.

Por isso, é importante que os gestores se dediquem à escuta dos funcionários, levando as necessidades deles em consideração no estabelecimento de diretrizes para as viagens corporativas.

A tecnologia como chave para conectar diferentes ecossistemas

O futuro das viagens corporativas está, inevitavelmente, ligado à tecnologia. As soluções de diferentes fornecedores de ecossistemas serão interconectadas por APIs e permitirão novos modelos de negócios, sustentados sobre o uso de dados.

Aos poucos, a tecnologia incorpora mais mecanismos para tornar a experiência mais agradável para os viajantes, conectando fornecedores e criando conexões entre diferentes colaboradores. Aos poucos, o diálogo se tornará mais fácil e a organização de viagens corporativas se transformará em uma atividade um tanto menos burocrática, já que as mentalidades que conduzem os processos tendem a se alinhar.

Personalização amparada pela tecnologia

Na estrutura tecnológica que ampara as viagens a negócios, podemos incluir a Inteligência Artificial, o machine learning e outras que busquem a aprendizagem de comportamentos e a consequente personalização. As viagens tornam-se especializadas, entendendo as necessidades de cada usuário. As escolhas tornam-se mais estratégicas e o controle, menos processual, dado que o aparato para que a missão do colaborador se concretize torna-se mais simples.

As ferramentas que vão possibilitar essa automação e a participação dos players nas viagens corporativas são diversas: as formas de pagamentos eletrônicas, que ganham mais adeptos, plataformas mobile (já que é essencial que as tecnologias estejam nas mãos do viajante), entre outros.

É importante lembrar que os players precisam estar integrados em ecossistemas transparentes. Assim, companhias aéreas, hotéis, empresas de locação de veículo, restaurantes etc. têm de trabalhar de maneira harmônica, disponibilizando informações para as empresas e indo além do fornecimento de dados.

Essas informações devem possibilitar a construção de análises e a previsão de fenômenos, a fim de que o planejamento se torne mais efetivo.

Flexibilidade para o viajante

Os viajantes do setor corporativo assumem um novo perfil e demandam mais flexibilidade. As empresas, em contrapartida, precisam entender que essa flexibilização não acarreta, necessariamente, em custos maiores. Para isso, os líderes precisam fazer gestão, e não apenas controle.

É necessário que os processos sejam humanizados, o que exige diálogos mais efetivos entre os diferentes players. Viagens de negócios, portanto, podem agregar uma experiência tão agradável quanto as viagens de lazer.

Profissionalização do setor de gestão de viagens corporativas

As funções de um gestor de viagens corporativas se sustentam sobre 6 pilares:

  1. a gestão da relação com a organização;
  2. elaboração de estratégias;
  3. política de viagens;
  4. uso de tecnologia;
  5. relação com fornecedores;
  6. relação com a agência de viagens.

Ainda é difícil encontrar gestores de viagens com perfil para administrar, de maneira satisfatória, esses 6 eixos. É comum observar profissionais que têm excelência no uso de aplicações tecnológicas mas que ainda se veem desafiados para alinhá-las às estratégias corporativas ou às expectativas dos fornecedores.

Dessa forma, além da capacitação dos gestores para uma atuação holística, é também necessário que as empresas contem com uma gestão de viagens corporativas reativa, capaz de entender a estratégia corporativa e diminuir o intervalo de decisões, além de melhorar as condições de negociação em novos destinos. Agências especializadas cumprem um papel crucial nesse contexto.

Nas organizações com um setor de viagens corporativas mais avançado, os gestores têm uma participação ativa em diversos comitês, ganhando capacidade para realizar relatórios e contribuições que encontram os interesses da organização. Há também a figura de um agente que auxilie na manutenção da cultura da organização nas viagens.

As políticas de viagens continuam fundamentais

Em geral, empresas, especialmente as com grande participação em mercados, trabalham com uma política única, sustentada sobre diretrizes globais, que são flexibilizadas de acordo com as atividades e cenários distintos, o que pode deixar gestores um tanto desorientados.

As políticas de viagens mais avançadas se orientam para o controle de orçamento e também para o bem-estar dos viajantes (duty of care). Para isso, elas contam com fornecedores específicos de segurança e agências especializadas. Nesse quesito, o marketing interno torna-se mais importante, pois colabora com a adoção de novas tecnologias, a orientação dos colaboradores e a manutenção da imagem da empresa.

Sustentabilidade nas viagens corporativas

A sustentabilidade nas viagens corporativas têm se tornado uma prioridade para empresas que buscam alinhar suas operações às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Isso porque a aplicação desses conceitos não só contribui para a preservação do meio ambiente, como também reforça a imagem das empresas como líderes responsáveis e comprometidas com um futuro mais verde.

Com o aumento da conscientização sobre o impacto ambiental das viagens, especialmente as aéreas, as organizações estão adotando medidas para reduzir suas emissões de carbono, na gestão da mobilidade corporativa, como a escolha de voos diretos, o uso de combustíveis sustentáveis e a preferência por transportes menos poluentes, como trens ou carros elétricos. 

Outra prática adotada é o incentivo a realização de reuniões virtuais sempre que possível, reduzindo a necessidade de deslocamentos físicos, além do desenvolvimento de programas de compensação de carbono e parcerias com fornecedores que priorizam práticas eco-friendly também estão ganhando destaque.

Bleisure: uma das principais tendências do mercado de viagens corporativas

O Bleisure é um conceito que já está sendo implementado por diversas empresas. Ele é a união de duas palavras em inglês, business (negócio) + leisure (lazer).

Nesse estilo de viagem, os profissionais não se deslocam apenas para um evento ou compromisso profissional. Eles também estendem mais alguns dias no destino para aproveitar a cidade e conhecer alguns pontos turísticos.

As vantagens do Bleisure são aumentar a satisfação e motivação da equipe, possibilidade do viajante levar um familiar ou amigo para desfrutar desses momentos, além de atrair ótimos talentos para a empresa. 

Profissionais que veem a possibilidade de fazer Bleisure, se interessam mais por uma vaga de trabalho que tenha esse perfil. Por sua vez, os viajantes têm um tempo maior para fazer networking e descansar — o que também é essencial para a sua produtividade.

Como a Copastur pode ajudar com as viagens corporativas das empresas

A Copastur oferece soluções completas para a gestão de viagens corporativas, ajudando empresas a otimizar custos, garantir a segurança dos colaboradores e melhorar a eficiência dos deslocamentos.

Com mais de 50 anos de experiência, a empresa oferece soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente, desde a compra de passagens corporativas e hospedagem até a organização de eventos e viagens de incentivo.

Com um atendimento dedicado e suporte 24/7, a Copastur assegura que as viagens corporativas sejam realizadas de forma ágil e sem imprevistos, permitindo que as empresas foquem em seus objetivos principais enquanto ela cuida de toda a logística.

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