Conheça as 3 principais tendências de mobilidade corporativa

Tente responder sem pensar por muito tempo: quanto em qualidade de vida seus colaboradores ganhariam se tivessem acesso a condições melhores de mobilidade? A internet — e especialmente os dispositivos móveis — transformaram a nossa relação com o transporte. Com um aplicativo e alguns passos simples, você pode usar um patinete, chamar um táxi ou mesmo conseguir uma carona para ir ao seu destino, sem que, para isso, tenha de despender muito dinheiro.

A mobilidade corporativa pode reduzir custos, oferecer melhorias na qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa. Para saber mais sobre esse assunto, entrevistamos José Renato Mannis, CEO e fundador da Mobilitee. Confira a seguir as principais informações que ele compartilhou com a gente!

Qual é a importância da mobilidade corporativa para as empresas?

O papel da mobilidade corporativa é tão variado quanto o entendimento do conceito. Quando falamos em mobilidade corporativa, a ideia é a de possibilitar o acesso ao ambiente da empresa por meio de dispositivos móveis, ou seja, na palma das mãos. Por isso, tantas empresas investem em transportar tudo o que está no desktop corporativo para um dispositivo móvel.

E o transporte é apenas um desses aspectos. O que antes demandava a compra de um carro, processos burocráticos para obter documentação, entre outras etapas, pode ser solucionado com um app de caronas, por exemplo.

Acessando as ferramentas da empresa de qualquer lugar, os colaboradores podem, cada vez mais, realizar suas tarefas de maneira remota e chegar aos seus compromissos com qualidade e agilidade no transporte.

Quais são as tendências de mobilidade corporativa?

Com tecnologias acessíveis para usuários e empresas de todos os portes, essas soluções transformaram a mobilidade nas empresas.

1. Plataformas de carona

Formando um hub de pessoas que precisam de caronas e motoristas com carros em boas condições, plataformas como Uber, 99 e Cabify transformaram modelos de negócios e a forma como as pessoas se locomovem pela cidade. Os dados dos clientes são mantidos em segurança e, hoje, uma boa parte dos aplicativos já permite que as caronas sejam compartilhadas, reduzindo custos e a emissão de carbono por viagem.

2. Novas plataformas de viagem

A compra de passagens de ônibus de viagem está, aos poucos, tornando-se mais acessível. Empresas como a Buser fecham a viagem somente quando conseguem compradores suficientes para bancá-la, permitindo que os usuários tenham acesso a maior conforto. Já o Blablacar conecta uma rede de caroneiros confiáveis a pessoas que necessitam de caronas para longas distâncias.

3. Aluguel de bikes e patinetes

As pessoas anseiam por novos recursos para explorar as cidades e se movimentarem. Pela praticidade, rapidez e benefícios à saúde do corpo, serviços de patinetes elétricos e scooters — como os da Yellow e Grin — fazem sucesso nas cidades, especialmente naquelas que têm terrenos planos. Eles exigem, contudo, que os usuários conheçam os devidos procedimentos de segurança.

Como as novas tendências em mobilidade afetam o mercado corporativo?

Serviços como Uber, Buser, 99 app, Cabify, Blablacar e outros têm levado as empresas a repensar a oferta de carro como benefício. Antes, quando um colaborador era promovido a gerente, entre as gratificações que ele recebia, muitas vezes estava um carro. Hoje, como benefício, o colaborador ganha corridas do Uber para ir até o trabalho, por exemplo.

Como consequência desse movimento, as frotas de carro diminuem significativamente. Diversas pessoas podem alternar o uso de um mesmo carro e se beneficiar da mesma forma. Os colaboradores são favorecidos, pois não precisam arcar com a responsabilidade da direção ou da manutenção de um veículo, e as empresas também, já que os custos com a compra de um veículo são maiores.

Do ponto de vista da segurança do trabalho, as novas tendências em mobilidade também beneficiam as empresas e os colaboradores. Afinal, o colaborador vai para o trabalho em segurança e, enquanto está a caminho, pode fazer ligações, enviar e-mails, entre outras atividades.

Quais são os benefícios das novas tendências em mobilidade corporativa?

Proporcionando segurança e comodidade ao colaborador, as tendências em mobilidade corporativa oferecem uma série de vantagens às empresas. Confira!

Personalização

A escolha do melhor meio de transporte depende de uma série de fatores. As atividades exercidas pelo colaborador são uma dessas variáveis.

Algumas empresas fazem com que o funcionário assine um termo garantindo que ele não fará ligação (call) com motorista no carro, pois informações sigilosas podem ser colocadas em risco. Nesses casos, caso seja necessário que o colaborador atenda ligações durante a trajetória, algumas empresas optam por alugar um carro e deixar esse funcionário na direção, de modo que ele possa conversar com privacidade e segurança, usando o viva-voz.

Além disso, um tipo de veículo não serve a todos os usos. Um estagiário não tem as mesmas exigências de qualidade do que um prestigiado diretor a caminho de uma reunião de negócios. Assim, o plano de mobilidade corporativa com o uso de aplicativos e soluções multimodais permite a inclusão de veículos mais confortáveis para o transporte de executivos e a realização de reuniões, bem como de opções mais acessíveis, como ônibus de viagem.

Integração com o sistema de gerenciamento de despesa

Para otimizar seus custos com transporte, as soluções de mobilidade corporativa integram o gasto com soluções de transporte a sistemas de gestão de despesas. Essa é uma etapa importante para que os gestores possam mensurar a eficácia das soluções para a redução de gastos.

Incentivo ao uso do transporte por trilho

Para reduzir os gastos com transporte, as empresas podem optar por um transporte multimodal, por meio do qual o colaborador pode usar o trem ou metrô em parte do caminho e Uber e/ou bicicleta em outra parte do trajeto, por exemplo. Com isso, as empresas incentivam o uso do metrô.

Redução das emissões de carbono

Empresas que apostam em políticas de sustentabilidade têm muito a se beneficiar de um plano de mobilidade, pois eles diversificam as possibilidades de transporte, reduzindo a emissão de carbono.

Como construir um plano de mobilidade corporativa eficiente?

A elaboração de um plano de mobilidade corporativa precisa levar em conta, entre outros fatores, as necessidades dos colaboradores, as melhores possibilidades de transporte da cidade, bem como os processos da empresa, com todos os gargalos e potencialidades que eles incluem para iniciar a transição. Dessa maneira, o planejamento precisa incluir:

  • avaliação das necessidades dos colaboradores e da empresa;
  • mapeamento dos setores impactados pela mudança;
  • definição de objetivos e metas com o plano de mobilidade corporativa;
  • treinamento e capacitação dos colaboradores envolvidos;
  • comunicação dos novos processos;
  • análise dos resultados;
  • aprimoramentos.

Se você deseja uma estratégia de mobilidade corporativa que reduza os custos da empresa, proporcione maior satisfação aos funcionários e contribua com a produtividade, contrate uma empresa especializada nesse tipo de soluções, como a Mobilitee.

Com plataformas inteligentes, alcançamos as melhores recomendações de transporte modal para sua empresa diversificar os meios de transporte, ter acesso a soluções mais ágeis e seguras e reduzir custos.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe-as nas redes sociais e marque os seus colegas de trabalho. Esse pode ser o início de uma nova fase para a sua empresa!

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